Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como a Globo vai "driblar" eleições e Conmebol na tabela do Brasileirão

Jogos da Globo terão horários diferentes do habitual por causa de eleições e final da Copa Sul-Americana - Fernando Moreno/AGIF
Jogos da Globo terão horários diferentes do habitual por causa de eleições e final da Copa Sul-Americana Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Colunista do UOL

17/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF publicou a tabela detalhada das rodadas 26 a 32 do Brasileirão com datas, horários e transmissões da TV. E ficou claro como a Globo conseguiu driblar dois problemas de calendário que se apresentaram: as eleições e a final da Copa Sul-Americana com presença garantida de um brasileiro no mesmo fim de semana.

A disputa eleitoral terá o seu primeiro turno realizado no dia 2 de outubro. Como já virou padrão nos últimos tempos, o Brasileirão não terá jogos disputados no domingo de votação. A Globo, então, precisaria colocar seus jogos de TV aberta no sábado, dia 1º, justamente a data marcada pela Conmebol para a decisão continental, que vai contar com São Paulo ou Atlético-GO como representante do Brasil e não terá transmissão fora do PPV oficial da entidade no país.

Normalmente, a Globo colocaria suas transmissões às 16h30 do sábado, mas a Conmebol veta a realização de jogos dos campeonatos nacionais nos mesmos horários das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Como o horário tradicional das decisões continentais é o das 17h (horário de Brasília), haveria o choque.

Assim, a Globo escalou o futebol da TV aberta para as 15h. Foram escolhidos os duelos Internacional x Santos e Atlético-MG x Fluminense, que a emissora ainda vai definir na semana de suas realizações a chamada "divisão de praças", que é a distribuição de cada partida nas afiliadas e emissoras próprias em todo o país.

Até um jogo da Série B acabou afetado. Não que a Conmebol vete oficialmente a segunda divisão nacional também, tanto que há um Ituano x CRB marcado para 18h30, quando a final da Sul-Americana ainda estará rolando. Mas como o futebol da Globo será todo às 15h, o clássico Sport x Náutico, reservado pela emissora para exibição local em Pernambuco, também ficou marcado para o horário "alternativo".

No fim de semana do segundo turno das eleições, marcadas para o dia 30 de outubro, vai acontecer também a final da Libertadores no sábado. A tabela do Brasileirão ainda não está detalhada na rodada em questão, mas neste caso a Globo terá um "escape" que não possui no primeiro turno.

A data de 2 de novembro, feriado, está livre no calendário e poderá servir justamente para encaixar jogos dos brasileiros que estiverem em campo na decisão do maior título continental. Palmeiras ou Athletico, um time do Brasil já está garantido. O Flamengo pode ser o outro se eliminar o Vélez.

Jogos mais tarde no meio de semana

Mas esse não foi o único "drible" que a Globo precisou dar ao montar a tabela pensando no período eleitoral. Muito criticado pelos torcedores que vão a estádios e deixado de lado desde o fim de 2018, o horário das 21h45 vai fazer uma aparição no fim de setembro.

Com a grade modificada pela propaganda eleitoral gratuita, a emissora vai colocar o futebol um pouco mais tarde no dia 28 de setembro. Foram escolhidos três jogos do Brasileirão para transmissão dividindo praças: Atlético-MG x Palmeiras, Goiás x Botafogo e Coritiba x Ceará, válidos pela 28ª rodada, a única com jogos no meio de semana no meio do período do horário político.

Tanto que a CBF já marcou normalmente para 21h30 os jogos da 30ª rodada, no meio de semana seguinte. Serão transmitidos Flamengo x Internacional e Santos x Atlético-MG. Essas partidas estão agendadas para o dia 5 de outubro, e o horário eleitoral gratuito só retornará, em caso de disputas de segundo turno nas eleições presidenciais e para os governos estaduais, no dia 7, a sexta-feira seguinte.

A expectativa agora é pela marcação dos jogos da Copa do Brasil, cuja volta das semifinais acontecerá em setembro, em meio à propaganda eleitoral gratuita na televisão. Os duelos de ida, que acontecerão já na próxima semana, escaparão desse problema, uma vez que o horário reservado aos candidatos começa apenas no dia 26 de agosto.

Os jogos da Libertadores, que na TV aberta são transmitidos pelo SBT, continuam normalmente às 21h30 mesmo com o período eleitoral.

Vale sempre lembrar que as tabelas divulgadas pela CBF estão sujeitas a alterações por diversos fatores, desde pedidos da Globo e dos clubes a eventos que forcem mudanças nas datas e horários.

Confira os jogos reservados pela TV Globo no Brasileirão nas rodadas 26 a 32:

26ª rodada - 11 de setembro - domingo - 16h

São Paulo x Corinthians
* A Globo também reservou Grêmio x Vasco, pela Série B, para transmitir nesse dia e horário.

27ª rodada - 18 de setembro - domingo - 16h

Ceará x São Paulo
Flamengo x Fluminense

28ª rodada - 28 de setembro - quarta - 21h45

Atlético-MG x Palmeiras
Goiás x Botafogo
Coritiba x Ceará

29ª rodada - 1º de outubro - sábado - 15h

Internacional x Santos
Atlético-MG x Fluminense
* A Globo também reservou Sport x Náutico, pela Série B, para transmitir nesse dia e horário.

30ª rodada - 5 de outubro - quarta - 21h30

Flamengo x Internacional
Santos x Atlético-MG

31ª rodada - 9 de outubro - domingo - 16h

São Paulo x Botafogo
Internacional x Goiás
* A Globo também reservou Sport x Cruzeiro, pela Série B, para transmitir nesse dia e horário.

32ª rodada - 16 de outubro - domingo - 16h

Goiás x Corinthians
* A Globo também reservou Sport x Vasco e Grêmio x Bahia, pela Série B, para transmitir nesse dia e horário.