Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Clubes boicotam CBF, mas parecem conformados

Um grupo de 21 clubes divulgou um manifesto anunciando que não participará da eleição para a presidência da CBF, no próximo domingo (veja a lista completa ao final do texto). O pleito terá Samir Xaud como candidato único, uma vez que Reinaldo Carneiro Bastos não conseguiu apoio suficiente para registrar sua chapa.

Eles não vão votar nulo. Em branco. Protestar ao vivo. Simplesmente não vão. A atitude é significativa, mas o texto é conformista. Mesmo representando mais da metade das instituições das séries A e B, eles sabem que nada mudará. Pelo menos, não agora.

Vejamos:

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

Ou seja, a gente vai ficar em casa, mas sabemos que Xaud será eleito e estamos aqui prontos para conversar com esta "nova gestão", desejando mudança. Anotem aí que estamos chateados.

Parece pouco incisivo diante do cenário dantesco que assombra a confederação há décadas. Vale lembrar que todos os últimos presidentes foram defenestrados do cargo de algum forma e que, desde 1989, não há pleito com mais de um candidato.

Continua após a publicidade

Como Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, chegou a contar com o apoio de 29 clubes, é possível que outros se juntem ao grupo do boicote. Que diferença vai fazer agora? Provavelmente, nenhuma.

Os signatários do manifesto

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Operário-PR, Santos, São Paulo e Sport.

Siga Alicia Klein no Instagram

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.