Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

CBF: com Leila e Textor, Ednaldo alcança apoio de mais de 20 clubes

Com a saída de Ronaldo da corrida, o caminho ficou aberto para Ednaldo Rodrigues. Buscando a reeleição na CBF, o dirigente, ao que tudo indica, vai jogar sozinho.

Hoje, Leila Pereira anunciou seu apoio. Ontem, tinha sido Textor. Segundo a coluna apurou, além de 25 das 27 federações estaduais, o atual presidente já recebeu subscrições formais de apoio de mais de 20 dos 40 clubes que participam do pleito. Lembrando que no processo da confederação, o voto das federações tem peso 3; dos clubes da série A, 2; e da série B, 1. Logo, ele poderia vencer só com os presidentes de federação. Já tem mais de 20 clubes comprometidos.

Seguindo os ritos do Estatuto, Ednaldo anunciou ontem a data do pleito: 24 de março, véspera do confronto com a Argentina. Chapas podem ser inscritas até o dia 19. Além do presidente, serão definidos oito vices, três membros efetivos e três suplentes para o Conselho Fiscal. Todos com mandato de quatro anos.

Em um sistema altamente viciado e fechado para outsiders, Ednaldo está se mostrando bastante hábil politicamente. O que vem convencendo os mandatários de clubes é menos óbvio do que a tentadora manutenção do status quo que seduz os comandantes dos estados.

O fato é que o dirigente baiano terá mais um mandato pela frente. Praticamente sem oposição.

Siga Alicia Klein no Instagram

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.