Ronaldo tinha série de conflitos de interesses a resolver antes da CBF
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Ronaldo Fenômeno desistiu hoje de sua candidatura à presidência da CBF. A coluna levantou alguns dos conflitos de interesse que precisariam ser endereçados caso ele assumisse o posto.
ATLETAS CONVOCADOS

Ronaldo é sócio-fundador da holding ODDZ Network. Entre as empresas do grupo está a Octagon Latam, agência de marketing esportivo que ele controla desde 2017. Um dos negócios da Octagon é gerenciar a carreira de atletas. Os dois destaques dessa área da empresa, hoje, são o atacante Rodrygo (Real Madrid e seleção brasileira) e a lateral Tamires (Corinthians e seleção brasileira).
É praxe os clubes pagarem bônus para jogadores convocados por suas seleções. Afinal, eles ganham visibilidade e ficam mais valorizados no mercado. Por sua vez, o jogador convocado repassa parte de seus ganhos a seus agentes. Com Ronaldo na CBF, qualquer convocação de Rodrygo ou Tamires configuraria claro conflito de interesses, afinal ele estaria nas duas pontas: a de quem convoca e a de quem fatura com a convocação.

PATROCINADORES
A Octagon trabalha com marcas como MasterCard, Adidas, Nike, Centauro, Budweiser, Banco Inter, BetFair, XP Investimentos e Mercado Livre. Os atuais patrocinadores globais da CBF são Betano, Latam Adelta, MasterCard, Mercado Livre, Michelob Ultra e Rexona. Os patrocinadores regionais são BYD, Gran Centenario Tequila, Inter Rapidisito, Lowes e TCL.
Desde 2022 Ronaldo é embaixador da BetFair, negócio fechado via Octagon. A CBF é patrocinada pela Betano, que comprou os naming rights do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil até o fim de 2026. Ronaldo precisaria abrir mão do seu contrato com a BetFair, em nome da isenção e do conflito com a patrocinadora oficial da entidade.
MasterCard e MercadoLivre são patrocinadores globais da CBF e são representados pela Octagon. Ronaldo não poderia comandar uma entidade que negocia com a própria empresa.
Nike e CBF anunciaram recentemente a renovação do contrato até 2038. Pelo novo acordo, a entidade receberá US$ 105 milhões por ano, valor que pode chegar a US$ 120 milhões incluindo royalties de vendas de camisas e licenciamentos. Ronaldo tem contrato vitalício com a Nike, mas sua empresa também trabalha com a Adidas.
Em 2022, o Itaú renovou o contrato para seguir como patrocinador de todas as seleções brasileiras até 2026. A Octagon trabalha com um concorrente no segmento, o Banco Inter.

RONALDO TV
Ronaldo é dono da Ronaldo TV e sempre falou em comprar direitos de transmissão para turbinar seu canal. Não há nada maior no Brasil do que direitos de transmissão de campeonatos nacionais e de jogos da seleção, que são repassados a agências, mas controlados pela CBF. Ronaldo não poderia agir em benefício próprio para levar jogos e campeonatos relevantes ao seu canal.
CORINTHIANS

Patrocinadora máster do Corinthians e dona dos naming rights do estádio de Itaquera até 2029, a NeoQuímica já fez negócios com Ronaldo. O ex-jogador já foi garoto- propaganda da empresa e os laços continuam fortes. No ano passado, a NeoQuímica patrocinou a cobertura da Copa do Mundo feminina na Ronaldo TV.
Na mão contrária, Ronaldo ainda tem valores a receber do Corinthians, referentes ao período em que atuou pelo clube (2009 a 2011). Recentemente, declarou que poderia abrir mão de "parte da dívida" para ajudar o clube a liquidar as pendências do estádio de Itaquera com a Caixa. Como o presidente da CBF trataria a relação tão próxima com um de seus clubes afiliados?
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