Bahia e Corinthians estreiam: o que significa começar na pré-Libertadores?
Ler resumo da notícia

O que nos acostumamos a chamar de pré-Libertadores (oficialmente 1ª, 2ª e 3ª fases preliminares) ganhou certo ar de patinho feio entre alguns clubes. "Xiiii, não classificou direto para a fase de grupos, já era. Vai custar caro. Imagina o calendário!"
Hoje, o Bahia estreia contra o The Strongest, na Bolívia, e o Boca Juniors, contra o Alianza Lima, no Peru. Amanhã, o Corinthians pega o Universidad Central, na Venezuela.
O Tricolor saiu de Salvador sob uma imensa festa. Milhares de torcedores acompanharam o ônibus da delegação, celebrando a volta ao torneio depois de 35 anos de ausência e com um elenco de 235 milhões de reais. Não havia qualquer sombra de chateação por chegar mais cedo.
No Parque São Jorge, também não se encontra lamentação. O Timão olhou nos olhos da Série B, esteve à beira do precipício, diante de um calendário vazio e trágico em 2025. Armou uma remontada histórica e foi parar na Libertadores. Quem se importa em qual fase?
Classificação e jogos
O Vasco também estreia hoje, na Copa do Brasil, contra o União Rondonópolis. O clube do Mato Grosso escolheu mandar o jogo em Cariacica, oferecendo aos rivais cariocas a chance de praticamente jogar em casa. É ideal estar na primeira fase da competição? Não. É melhor do que não estar, para quem há tantos anos vive perigosamente? Com certeza.
Tudo é questão de perspectiva. Para quem vai todo ano e de quem se espera no mínimo o máximo o tempo inteiro, as fases preliminares podem parecer menores, um estorvo, um risco desnecessário. Para quem viu o abismo de perto, chegar é lucro.
Também vale lembrar que, depois de derreter no Brasileiro de 2023 e terminar na quinta posição, o Botafogo precisou começar a Libertadores de 2024 na mesma 2ª fase em que Bahia e Corinthians iniciam agora. O resto é história.
Siga Alicia Klein no Instagram
Leia todas as colunas da Alicia aqui
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.