Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians x Palmeiras: quem tem mais a ganhar - e a perder - no Dérbi

Marcos Rocha tenta passar pela marcação de Cantillo durante Palmeiras x Corinthians no Brasileirão 2022 - Marcello Zambrana/AGIF
Marcos Rocha tenta passar pela marcação de Cantillo durante Palmeiras x Corinthians no Brasileirão 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

13/08/2022 11h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Seis pontos separam os arquirrivais no Dérbi de hoje. Mas parece um abismo.

Eliminado da Libertadores oferecendo pouca resistência ao Flamengo e precisando reverter uma derrota por 2 a 0 contra o Atlético-GO para sobreviver na Copa do Brasil, o Corinthians vive uma fase de grandes questionamentos. Voltou-se a fazer a pergunta: como ainda é o vice-líder do Brasileirão, com esse futebol?

Se perder hoje, não só praticamente se despede da briga pelo título, mas começa a ver ameaçada sua presença no G4. Talvez não nesta rodada, afinal o Fluminense pega o Inter em Porto Alegre, e Flamengo e Athletico-PR jogam entre si. Fica parecendo, no entanto, apenas uma questão de tempo.

Se vencer, encurta a distância para três pontos e garante pelo menos mais uma semana na segunda colocação. Ainda acho que dificilmente disputará o caneco, levando em conta a qualidade dos times que o cercam hoje e a quantidade de rodadas pela frente. No final das contas, garantir uma vaga direta na Libertadores 2023 será um ótimo negócio.

Para o Palmeiras, o resultado importa menos pelo confronto direto, uma vez que não enxergo o Corinthians como postulante ao título, e mais pela sequência do campeonato. Abriria nove do Timão e manteria por mais uma rodada, no mínimo: sete pontos do Fluminense, oito do Athletico e nove do Flamengo. Uma vitória importantíssima.

Além, claro, do fator "anímico", a moral de conquistar duas vitórias no duelo, alcançando a difícil tarefa de bater o Corinthians na Neo Química Arena, e na sequência de um avanço épico na Libertadores.

Se perder, sai em situação menos confortável, com uma carga maior depositada nos próximos confrontos diretos com os concorrentes cariocas, para tentar segurar uma boa distância do restante do G4. Mas seguirá líder e vivo na busca pelo tetra continental.

No frigir dos ovos, a pressão, como sempre, é pior para quem está pior. Ninguém gosta de perder clássico, lógico. Só que quem joga em casa e precisa mais do resultado vai sempre ser mais cobrado.

Palmeirenses estão sempre preocupados, é da natureza. Mas não deveriam. Corintianos, sim, têm com que se preocupar, hoje e na próxima quarta, se quiserem manter acesa a chama de uma boa temporada.