Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

As contas que podem levar (ou não) o Palmeiras ao título brasileiro

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante a partida contra o Goiás no Brasileirão - JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante a partida contra o Goiás no Brasileirão Imagem: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

08/08/2022 12h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras chegou ontem aos 45 pontos. Um número místico para as torcedoras e torcedores mais pessimistas - ou realistas, como identificam-se. O número que salva a equipe do rebaixamento.

Parece piada, mas para muitos gatos escaldados há sempre uma tragédia à espreita.

Claro que, este ano, não há. Há uma equipe com seis pontos de vantagem na liderança e a uma vitória simples em casa de avançar às semis da Libertadores.

Para seguir na briga pelo continente, a conta é simples: vencer. Não depender de pênaltis e ganhar do Galo no tempo normal, na quarta-feira. A competição volta no final de agosto, então mesmo classificado o Palmeiras poderá voltar seu foco exclusivamente para o Brasileirão.

Onde a matemática se complica um pouco. A vantagem seria mais confortável não fosse a sequência que o líder enfrenta agora: todo o G4.

Primeiro, o Corinthians fora de casa. O rival anda combalido, respirando por aparelhos na Libertadores e na Copa do Brasil, mas certamente chegará muito motivado ao Dérbi. A diferença pode ir a 9, praticamente tirando o Timão da disputa. Ou a 3, colocando todo mundo de volta no bololô.

Depois, o Flamengo, no Allianz. Como em 2018, quando o Palmeiras levava 4 pontos de vantagem com 7 rodadas a jogar, uma partida que pode manter, ou não, o rubro-negro vivo nessa frente: se perder, fica a 12 pontos de um adversário bastante consistente. Dependeria de uma desintegração palmeirense para levantar o caneco. Se vencer, encurta a distância para no máximo 6, a depender do que acontecer na próxima rodada. Nela, o Flamengo recebe o Athletico, que costuma dar bastante trabalho ao time carioca.

Por último, o Fluminense, no Maracanã, às 11h da manhã. A diferença, hoje, é de 7 pontos. Nesse meio-tempo, o tricolor enfrentará o Internacional, fora, e o Coritiba, em casa. Com tropeços do Palmeiras, pode chegar ao confronto com chance de ultrapassar o time de Abel. Nessa rodada, a 24a, o Corinthians encara o Red Bull Bragantino, em casa, depois de viajar para pegar o Fortaleza, e o Flamengo enfrenta o Botafogo, no Nilton Santos.

No primeiro turno, o Palmeiras embolsou 5 pontos nesta sequência. Foi, aliás, onde se acertou no campeonato - apesar de ceder um empate desnecessário ao Flu, no Allianz Parque.

O Flamengo tem time para fechar o cerco, ninguém duvida. Já Corinthians e Fluminense, eu pelo menos duvido. Pelo elenco menos robusto e pelo histórico de derretimento de Fernando Diniz no longo prazo.

Ou seja, o Palmeiras pode chegar à 25a rodada totalmente consolidado na liderança, com dois dígitos de vantagem para o rival mais forte, sem confrontos diretos relevantes adiante. Faltarão 13 partidas, mas a vida dos adversários terá se tornado dificílima. Ou estará tudo embolado. Ou o Alviverde terá perdido a liderança. A julgar pelo que se vê dessa equipe quando tem foco, esta última opção parece bem pouco provável.

Para os palmeirenses, é hora de prender a respiração e torcer para agosto ser o melhor mês do ano. Aos flamenguistas, corintianos, tricolores e àqueles que ainda acreditam no título, é zicar, zicar e zicar.