Topo

14 Anéis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rankeando os times de loteria da NBA, do mais otimista para o menos

Jogadores do Cleveland Cavaliers comemoram pontos na partida contra Houston Rockets na NBA - Jason Miller/Getty Images/AFP
Jogadores do Cleveland Cavaliers comemoram pontos na partida contra Houston Rockets na NBA Imagem: Jason Miller/Getty Images/AFP

15/06/2022 04h00

Um ano atrás, eu fiz uma coluna rankeando os 14 times da loteria da NBA em 2021 em função do quão otimista elas e seus torcedores tem motivo para estar entrando na offseason. Agora, é hora de repetir o exercício para 2022.

E, vale destacar , estar mal colocado nessa lista não é necessariamente uma crítica ao time ou ao que ele tem feito - pode ser simplesmente uma parte pouco animadora do ciclo da equipe dentro do basquete.

Vamos a isto.

14. Washington Wizards (2021: N/A)

A diferença que um ano faz na NBA. Doze meses atrás, os Wizards estavam nos playoffs da NBA ao fim de uma campanha de superação; agora, eles estão em último nos Rankings 14 Anéis de Otimismo. Não foi um ano legal.

Washington está preso no pior dos limbos: não tem grandes jovens talentos para se reconstruir ao redor, não tem uma boa escolha de Draft, não tem um caminho para ser competitivo no curto prazo, e seu melhor jogador (Bradley Beal) é agente livre irrestrito e pode deixar a equipe. Para piorar, a franquia tem uma cultura tóxica problemática que ficou escancarada em 2022. Não temos dias agradáveis pela frente para os Wizards e sua torcida.

13. Sacramento Kings (2021:12)

Os Kings são sinônimo de incompetência, e para piorar estão completamente virados na direção errada atualmente, insistindo em vencer no curto prazo e buscar uma vaga nos playoffs sacrificando seu futuro no processo. Sacramento gastou ativos e espaço salarial em busca desse objetivo bizarro para ter um time que hoje no máximo busca o play-in. Os playoffs continuam distantes, e o amanhã fica ainda mais complicado. O único motivo de superarem os Wizards aqui é que pelo menos os Kings TEM bons jogadores e uma escolha valiosa (#4) de Draft para se fiar, mas é só.

12. San Antonio Spurs (2021: 13)

Outro time preso em um limbo por anos, mas pelo menos os Spurs parecem enfim ter aceito sua posição e aceitado que precisam se reconstruir até certo ponto. Os Spurs não implodiram por completo o elenco, mas fizeram trocas inteligentes, acumularam escolhas futuras de Draft e deram o passo atrás necessário. O único problema é que os Spurs ainda tem muito pouco para se entusiasmar com esse caminho; a ascensão de Dejounte Murray em um quase All Star foi fundamental, mas falta grandes talentos ou ativos particularmente valiosos. Os Spurs estão no caminho certo, mas o caminho em si ainda é longo.

11. Indiana Pacers (2021: 6)

Indiana está naquela deprimente situação de estar começando sua reconstrução após trocar seu principal jogador. Esse momento meio triste e a perspectiva de encarar uma reconstrução longa é o principal motivo de Indiana estar tão baixo, porque na verdade o elenco até tem boas peças para esse futuro: Tyrese Haliburton parece um legítimo pilar de reconstrução, a equipe tem a escolha #6 do Draft, e ainda tem nomes como Malcolm Brogdon e Myles Turner para montar um time decente - ou, se quiser, trocar por outros ativos futuros. Esse primeiro passo é o mais difícil e mais chato, mas Indiana não sai do zero.

10. Portland Trail Blazers (2021: N/A)

Portland ainda tem Damien Lillard, a escolha #7 e espaço salarial, mas a impressão é que esse time está preso em uma encruzilhada: eles querem competir com Lillard (que já tem 32 anos) embora não tenham quase nada ao seu redor atualmente, e isso enquanto mantém aberta uma avenida para o futuro. E meu medo é que o time acabe falhando em ambas: não tem caminho claro para montar um time capaz de sonhar com algo mais que o play-in no curto prazo, e por manter Lillard ao invés de trocá-lo o time perde a chance de adquirir ativos jovens valiosos para o futuro. A decisão de manter Lillard é compreensível, mas pode acabar resultando em anos difíceis.

9. New York Knicks (2021: N/A)

Quando eu passei essa lista por alguns amigos, a resposta mais comum foi: os Knicks estão muito alto. Eles são ruins, tem o pior dono da NBA, deram um passo para trás e se prenderam em alguns contratos horríveis. Todos pontos justos. Mas uma parte de mim ainda acha que esse time tem mais talento jovem do que recebe crédito, e nós vimos no fim da temporada que os Knicks tem um caminho claro para frente em se montar ao redor de RJ Barrett. Se os Knicks terão a competência para prestar atenção nisso e executar o plano certo, é outra história.

8. Los Angeles Lakers (2021: N/A)

Sim, eu sei. Os Lakers são uma bagunça, trocaram ativos valiosos por Anthony Davis (que não fica saudável), Westbrook ainda está lá, é uma das franquias mais mal geridas da NBA e indo ladeira abaixo. Tudo verdade.

Mas assim... eles ainda tem LeBron e Anthony Davis, e ainda são os Lakers. O futuro parece ruim, mas se esses dois ficarem saudáveis, os Lakers tem uma chance de competirem por um título ano que vem. E é mais do que quase qualquer outro time dessa lista pode dizer.

7. Houston Rockets (2021: 14)

Último colocado na lista do ano passado depois do fiasco James Harden, os Rockets sobem consideravelmente dessa vez nas costas de uma boa classe de calouros, notavelmente Jalen Green e Alperen Sengun - além da escolha #3 no que muitos consideram um Draft de três jogadores. Ainda assim, ainda tem TANTO pela frente dos Rockets que é perigoso se empolgar de forma excessivamente precoce; a equipe foi horrível em 2022, e ainda tem muito pouco para mostrar em termos de coesão, cultura ou entrosamento. A equipe tem bons jogadores e bons ativos, o que é importante, mas ainda é muito cedo para achar que os Rockets já estão encaminhados de forma definitiva.

6. Oklahoma City Thunder (2021: 9)

Outro time com vários jovens talentos, uma escolha Top3 desse Draft, e que ainda está longe de ter uma forma definida na sua reconstrução. Mas são três coisas que fazem OKC ficar na frente dos Rockets: primeiro, OKC já tem um jogador consolidado como estrela em Shai Gilgeous-Alexander; segundo, melhores ativos de Draft (presentes e futuros); e, terceiro e mais importante, uma identidade e uma visão clara do que a equipe quer ser. Ambos os times ainda têm chão antes que sua coleção de jovens e ativos vire um time de verdade, mas os primeiros sinais são positivos.

5. Charlotte Hornets (2021: 5)

LaMelo Ball é um All Star, Miles Bridges continua evoluindo, e Charlotte tem um time jovem e promissor, extremamente divertido de se assistir, e com uma identidade clara. Mesmo que você não veja esse time como candidato aos playoffs, pelo menos é um time legal de se acompanhar. A questão aqui é, como esse time vai dar o próximo passo? O time é jovem o suficiente para se pensar em saltos dos seus principais jogadores, e duas escolhas de loteria em 2022 oferecem uma chance de achar ouro, mas preso salarialmente e sem grandes talentos no elenco (tirando LaMelo), Charlotte pode sofrer para dar os próximos passos - corre o risco de estagnar.

4. Orlando Magic (2021: 11)

Eu já escrevi muito esse ano sobre o Orlando Magic, especialmente nessa coluna, então não vale repetir tudo aqui, mas é um dos times mais interessantes e promissores da atualidade - e ter finalmente pego a escolha #1 do Draft na loteria é um bônus. A única coisa que pesa contra é que talvez essa escolha #1 venha no Draft errado; Orlando tem uma ótima base mas falta aquele craque, aquela estrela para ser o foco de tudo e fazer a diferença, e eu não sei se esse jogador está no Draft de 2022. Fora isso, no entanto, Orlando é um time na ascendente.

3. Detroit Pistons (2021: 7)

Duas palavras: Cade Cunningham. Ele é o motivo dos Pistons ficarem na frente do Magic: são dois times jovens e empolgantes, com talento em evolução, identidade e que mostraram um basquete competitivo e capaz quando inteiros e saudáveis em 2022. Mas os Pistons tem em Cade Cunningham uma futura superestrela, o jogador fora de série que todo time da NBA precisa, e isso sozinho é suficiente para colocar Detroit aqui em cima.

2. Cleveland Cavaliers (2021: 8)

Talvez a grande surpresa da temporada, os Cavs se mostraram precoces e empolgantes ao redor de um trio de jovens estrelas em Darius Garland, Evan Mobley e Jarrett Allen. Cleveland até chegou a ocupar o topo do Leste por alguns jogos, mas lesões acabaram afundando o time na reta final da temporada. Ainda assim, os positivos são enormes: três estrelas jovens, sob contrato longo, em ascensão plena e que se complementam muito bem - uma situação pela qual muitos times matariam. Os Cavs, mais do que qualquer time nessa lista, estão posicionados para serem um time sério de playoffs pelos próximos 10 anos.

1. Los Angeles Clippers (2021: N/A)

O time #1 dessa lista está em uma posição semelhante ao #1 do ano passado, o Golden State Warriors: um candidato ao título que, por causa de lesões, ficou de fora dos playoffs, mas que saudável é um dos mais fortes da NBA. Kawhi Leonard e Paul George devem estar de volta com força total em 2023, e o fato de que o time conseguiu se manter tão bom, consistente e relevante ao longo do ano mesmo SEM dois dos 15 melhores jogadores da NBA é um testamento ao quão bom esse núcleo é. Se os Clippers ano que vem repetissem os Warriors e fossem para as Finais da NBA, ninguém iria se surpreender - o que garante a eles uma posição única de otimismo na loteria.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL