Topo

14 Anéis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

NBB: Franca e Flamengo abrem a disputa das finais do NBB 2022 no Pedrocão

Lance da partida entre Flamengo e Franca, pelo NBB  - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Lance da partida entre Flamengo e Franca, pelo NBB Imagem: Gilvan de Souza / Agencia O Dia

Pedro Rodrigues

28/05/2022 10h11

Chegou a hora de descobrir o grande campeão do NBB 2021/2022. A partir das 14:00, horário de Brasilia, no ginásio Pedrocão em Franca, Flamengo e Sesi Franca disputam o Jogo 1 da melhor de 5 das Finais do NBB. O encontro do primeiro e do segundo colocado da temporada regular promete altas emoções, e aumentar ainda mais a rivalidade entre as duas equipes.

O título do NBB deste ano pode coroar duas histórias bem diferentes. Enquanto o Flamengo do técnico Gustavo de Conti busca manter a hegemonia do basquete nacional, o Sesi Franca do "power trio" Lucas Dias, Lucas Mariano e Georginho, busca a todo custo seu primeiro título do NBB. E é exatamente com o Sesi Franca que iremos começar a destrinchar essa série.

Historico da temporada

Georginho, do SESI Franca, pede passagem - João Pires/LNB - João Pires/LNB
Georginho, do SESI Franca, pede passagem
Imagem: João Pires/LNB

Se em 2020/21 o Sesi Franca teve uma temporada discreta com um investimento compatível com o nível de exposição daquela edição do NBB, esse ano a história foi completamente diferente. Com Lucas Dias como seu principal jogador, os Francanos foram ao mercado e conseguiram contratar do São Paulo os dois últimos MVPS do campeonato: Georginho de Paula e Lucas Mariano. Além dos dois jogadores, o técnico Helinho contou com o excelente reforço do ala Jhonatan Luz, ex-Flamengo, o bom armador Argentino Scala e a permanência de David Jackson, um dos maiores estrangeiros que já passaram por aqui. Além dos talentos estabelecidos, jovens como Márcio e Adyel ajudaram o Sesi Franca a ter uma temporada regular bem tranquila com 29 vitórias e somente 3 derrotas. Vale ressaltar que em casa o Franca não tem perdido; foram 16 vitorias em casa na temporada regular e nenhuma derrota na disputa das quartas de final contra o Pinheiros e nas semifinais contra o São Paulo.

Dar Tucker, do Flamengo, brilhou nas semifinais contra o Minas - Uarlen Valério - Uarlen Valério
Dar Tucker, do Flamengo, brilhou nas semifinais contra o Minas
Imagem: Uarlen Valério

Já o Flamengo vive uma montanha-russa nesta temporada. Depois de ganhar absolutamente tudo em 2020/2021 (NBB, Super 8 e Champions League Americas), o time de Gustavo de Conti passou por uma forte reformulação. Saiu o ídolo Marquinhos e chegaram nomes da Liga Argentina como Dar Tucker e Brandon Robinson. A base com Olivinha, Rafael Mineiro, Franco Balbi e Yago permaneceu e para suprir a falta de Rafael Hettsheimer, o Flamengo apostou em JP Bastista e o ex-Celtic Vitor Faverani. A temporada até que começou bem até o enfrentarem o adversário desta fina, o Sesi Franca. O Flamengo não encontrou respostas para Lucas Mariano e foi batido em casa (jogo pode ser encontrado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_ojkfbpqqLg).

Estranhamente, jogar em casa partidas decisivas tem sido um problema para o Flamengo esse ano. Foram duas eliminações em casa na temporada, e para o mesmo adversário. Primeiro, o 123Minas superou o Rubro-Negro no torneio Super 8 em Janeiro deste ano, e depois, a mais doída, na BCLA deste ano. Essa eliminação causou um turbilhão na Gávea e o técnico Gustavo de Conti teve que arregaçar as mangas e reagrupar o time. Deu certo. O Flamengo lembrou seus melhores momentos na temporada na vitória nas quartas de final do NBB sobre o Paulistano e na semifinal contra o algoz 123Minas. Todas as séries foram "varridas" por 3 a 0. Em entrevista após a vitória sobre o 123Minas, o pivô Vitor Faverani disse que "Contra Paulistano e Minas realizamos um grande trabalho e o nosso objetivo sempre foi a final".

Onde assistir

Os dois times estão prontos para proporcionar um excelente espetáculo e a Liga Nacional de Basquete preparou tudo para que o fã de basquete possa acompanhar os jogos. Uma das críticas ao NBB desta temporada é que o campeonato ficou "escondido" demais, mas não parece que vai ser um problema destas finais. Teremos todos os jogos transmitidos pela ESPN, na TV Cultura e principalmente em plataformas digitais. Todos os jogos terão transmissão no Youtube Oficial da Liga Nacional (link aqui), Star+ e no TikTok. Além dos jogos, o canal oficial do NBB irá realizar Lives pré e pós jogo.

Seguem os dias, horários e plataformas onde voce poderá ver as finais do NBB.

Jogo 1: 28/05 (sábado) - 14h - Franca x Flamengo - Pedrocão - (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)

Jogo 2: 2/06 (quinta-feira) - 19h15 - Flamengo x Franca - Maracanãzinho (ESPN/Youtube/Tiktok)

Jogo 3: 4/06 (sábado) - 16h10 - Flamengo x Franca - Maracanãzinho - (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)

E, caso necessário para fechar a série:

Jogo 4 (*): 9/06 (quinta-feira) - 19h - Franca x Flamengo - Pedrocão - (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)

Jogo 5 (*): 11/06 (sábado) - 16h10 - Franca x Flamengo - Pedrocão - (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)

Quem vale ficar de olho

Pelo lado do Sesi Franca, vale ficar de olho em Lucas Mariano (médias na temporada: 19.5 pontos, 6.2 rebotes e 1.4 assistencias). O Pivô Francano, com seu arremesso de 3 e agilidade, enlouqueceu a defesa do Flamengo nas duas partidas que os times disputaram nesta temporada. O jovem rubro-negro Túlio da SIlva caiu diversas vezes nas trocas e teve trabalho dobrado ao tentar marcar Lucas, que dominou dos dois lados da quadra. Se o Sesi Franca for o vencedor, diria que é gigante a chance de Lucas ser o MVP das finais.

Já pelo lado do Flamengo, uma velha dor de cabeça do Franca pode desequilibrar a série. Na final de 2018/2019, o argentino Franco Balbi infernizou o Sesi Franca e foi decisivo no Jogo 5. Atuando mais como sexto homem vindo do banco, Balbi continuou sendo decisivo pelo time rubro-negro, como nas semifinais desse ano contra o 123MInas, acertando a cesta de 3 que selou a vitória do Flamengo.

Agora é aguardar a bola subir. Muita rivalidade em quadra com possibilidade de revanche, e a promessa de uma bela cobertura para os apaixonados pelo basquete. Quem leva? Será que os apaixonados Francanos finalmente vencerão um NBB? Ou o Fla leva mais um caneco para a Gávea? O primeiro capitulo dessa história começa a ser escrito hoje.