Topo

14 Anéis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Warriors, 76ers, Heat: Qual time 2-0 está mais próximo de passar de fase?

21/04/2022 04h00

Uma famosa frase do lendário técnico e executivo Pat Riley diz que uma série de playoffs só começa quando alguém vence um jogo fora de casa. Nesse sentido, você pode argumentar que Philadelphia 76ers, Miami Heat e Golden State Warriors - todos liderando suas séries por 2-0 - não fizeram mais do que a obrigação; venceram os jogos que precisavam e mantiveram mando de quadra, e agora seus adversários tem a chance de fazer o mesmo nos seus domínios. Vale lembrar que, no ano passado, nove times abriram 2-0 em uma série de playoffs - e quatro deles acabaram derrotados.

Mas não é apenas o que aconteceu, e sim o como, que chama a atenção. Todo mundo contava Miami, Philadelphia e Golden State entre candidatos ao título da NBA, mas eram três times com enormes dúvidas e questões entrando nos playoffs. Mas abrir a pós-temporada com vitórias muito dominantes (com possível exceção da segunda vitória do Heat sobre Atlanta) não só coloca os três times perto da segunda rodada, como também faz com que muitos comecem a repensar dúvidas prévias e questionar se não deveríamos estar levando as equipes mais a sério. Tudo que eu falei sobre perigos de se ler demais no Jogo 1 das séries de playoff se aplica aqui com uma amostra que ainda é extremamente pequena, é claro, mas começamos a ter um vislumbre gradualmente maior em algo diferente do que antes.

Então, com isso em mente, vamos dar uma passada pelos três times que começaram os playoffs 2-0, listando por ordem de quem tem menos motivo para estar feliz até quem tem mais motivos para isso seguindo os dois critérios citados - o quanto a série já parece "ganha", e o quanto essas vitórias tem nos indicado de positivo sobre o time.

(Importante: Boston e Milwaukee, que venceram o Jogo 1, jogam na quarta a noite, o que significa que um ou ambos podem estar 2-0 também quando essa coluna for ao ar. Ainda assim, nenhum dos dois teve uma vitória tranquila no Jogo 1 e não servem para o propósito da coluna)

3. Miami Heat

Estar em "último" aqui não é uma crítica ou diminuição do Miami Heat - afinal, o próprio propósito da coluna é exaltar o começo de pós-temporada dos três times - e simplesmente acontece porque no finalzinho do Jogo 2 Miami deixou entrever algumas rachaduras na armadura do que prometia ser outra vitória tranquila, cedendo uma grande vantagem antes de acabar vencendo por 10. Ainda assim, entre essa vitória e o MASSACRE que foi o Jogo 1, é difícil negar que Miami tem impressionado até aqui.

A gente sabia que o Miami Heat tinha uma excelente defesa, mas ver ela sufocando a esse ponto um dos melhores ataques da NBA não deixa de ser impressionante. A pura variedade de opções que o time pode recorrer em altíssimo nível é gigantesco, e sua capacidade de navegar entre elas durante o jogo faz com que seja quase impossível encontrar um plano de jogo claro para atacar essa defesa; não à toa a equipe está sufocando todo o ataque dos Hawks.

Mas a gente já sabia que Miami defendia bem; o ataque era a incógnita, e até aqui, tem se saído muito bem. Claro, ajuda enfrentar uma das piores defesas da NBA e a Catraca Humana, Trae Young, a quem Miami tem atacado a toda posse de bola com ótimos resultados:

Ainda há momentos em que o ataque fica estagnado e recorrendo a chutes contestados, com dificuldade de criar arremessos, mas no geral tem feito um bom trabalho entrando no garrafão e colapsando a defesa dos Hawks - com bons resultados. Miami não vai ter a mesma facilidade contra uma defesa como de Celtics, Bucks ou Sixers, mas fazer isso contra uma defesa ruim é um bom começo. É um primeiro sinal de que o ataque não precisa ser ótimo, só ser bom o suficiente combinado com uma defesa devastadora.

Miami, no fim, fica em terceiro na lista porque o Jogo 3 mostrou que existe uma versão dessa série que é apertada; Miami precisou de 45 pontos de Butler para escapar no Jogo 2, e é possível imaginar um mundo onde a série volte para Atlanta, Trae Young jogue (e arremesse) melhor, e os Hawks consigam roubar um ou dois jogos. Mas Miami é o melhor time, e é difícil ver eles não passando aqui.

2. Philadelphia 76ers

O mais impressionante das vitórias dos Sixers é que, para seus parâmetros, seus astros nem jogaram tão bem assim! Harden tem apenas 18 pontos de média (embora seus passes estejam excepcionais), e está arremessando 36% de quadra; Embiid explodiu no Jogo 2, mas teve só 19 pontos em 5/15 nos arremessos no Jogo 1. E, mesmo assim, Philly venceu os dois jogos por combinados 35 pontos, e a percepção da diferença nos jogos é ainda maior do que o placar indica. Foram dois massacres dos Sixers, um time que tinha questões entrando na pós-temporada e enfrentava um adversário perigoso - e que até agora não foi páreo para os Sixers.

Esse descasamento pode ser interpretado de dois jeitos. O otimista é que, se os Sixers já estão sendo tão dominantes SEM seus craques na melhor forma, então ainda existe um nível superior a ser alcançado - imagina como vai ser com Embiid e Harden bem! Mas o pessimista é que, ao mesmo tempo, a dominação dos Sixers está se baseando em alguns fatores insustentáveis que, quando voltarem ao normal (e combinados com a série mudando de casa, mais o antivacina Matisse Thybulle estando impedido de jogar em Toronto), podem acabar tirando parte desse desnível que vimos até aqui.

É esse o principal motivo pelo qual Philly é #2 da lista e não #1, apesar de talvez ter sido o time mais dominante desses dois primeiros jogos e contra um adversário melhor que Hawks e Nuggets. Philadelphia não vai continuar arremessando 49% de três pontos apra sempre (arremessou 36% na temporada regular), e Tyrese Maxey e Tobias Harris não continuarão jogando no nível muito superior ao normal que estão agora, mesmo que parte disso seja efeito benéfico da atenção que Harden e Embiid atraem. Embiid vai dominar - vimos isso no Jogo 2 - mas Harden já vinha mal antes dos playoffs. Quando esses fatores regredirem, somados os ajustes normais de uma série de playoffs e a mudança de mando de quadra, será que os Sixers continuarão tão dominantes quanto pareceram até aqui?

A dúvida é o que mantém os Sixers aqui por enquanto; mas, se a resposta for "sim", então os Sixers vão subir rapidamente no rol de candidatos ao título da NBA.

1. Golden State Warriors

Desde o começo do ano, eu tenho defendido que os Warriors têm tudo para serem o melhor time da NBA - SE conseguirem ficar saudáveis e completos, algo que literalmente não aconteceu o ano inteiro. Curry, Thompson e Green não jogaram uma partida completa sequer na temporada regular, e os três tinham questões de saúde chegando nos playoffs. E, no entanto, nesses dois jogos todas as dúvidas tem sido respondidas com ênfase; Golden State parece exatamente a máquina de dominação mortífera que a gente sonhava em ver nos playoffs.

Talvez eu esteja dando aos Warriors uma vantagem injusta - julgando sua performance nesses dois jogos contra uma visão prévia, e dando a eles um benefício de acreditar que isso é real que não se estende às dúvidas que temos sobre Sixers e Heat. Mas eu argumentaria o oposto: os Warriors fizeram por merecer esse benefício ao longo dos últimos sete anos. Nós SABEMOS o que um time montado ao redor desse Big Three pode ser, e quando vemos isso em quadra, é impossível ignorar nossa experiência passada.

E olha, os Warriors parecem BONS. Nem tanto pelos números (duas vitórias por 36 pontos combinados não é nada mau, e isso com seu melhor jogador estar em minutos limitados e voltando de lesão), mas é aquele caso de "Você sabe quando vê". Tudo está perfeito; a defesa com Green instantaneamente volta a ser de elite (ele está segurando Jokic a 9/28 nos arremessos como marcador primário), e nenhuma defesa do mundo parece capaz de conter Klay, Curry e Jordan Poole ao mesmo tempo. A bola está voando, todos os jogadores estão em sincronia, e Curry e Klay parecem Curry e Klay de novo. Golden State até mesmo parece ter encontrado um novo Quinteto da Morte com a formação Curry-Klay-Poole-Wiggins-Dray - +29 em 11 minutos de série!

Talvez eu esteja lendo demais em só dois jogos. Talvez isso caia por terra contra um adversário mais inteiro. Mas eu garanto a vocês: nenhum time da NBA quer passar PERTO dessa versão do Golden State Warriors.