UOL Esporte Ciclismo
 
14/07/2009 - 12h29

Pelotão neutraliza fuga no fim, e Cavendish vence sua terceira no 'Tour'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Lionel Bonaventure/AFP
Mark Cavendish cruza a linha de chegada pela terceira vez em primeiro, no Tour-09
Crédito
Cavendish finalizou a prova, em um sprint emocionante, à frente de Thor Hunshovd (d)
VEJA AS IMAGENS DA DÉCIMA ETAPA
SAIBA COMO SERÁ O PRÓXIMO TRECHO
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
O britânico Mark Cavendish voltou a mostrar porque é o favorito a conquistar a camiseta verde da Volta da França de 2009, dada ao melhor sprintista da competição. Nesta terça-feira, o ciclista da equipe Columbia disparou nos metros finais e bateu o seu principal rival no momento, o norueguês Thor Hushovd. Na briga pela classificação geral, nada se alterou.

A prova foi marcada pela fuga de quatro ciclistas, mas sem força para se segurarem à frente do pelotão na proximidade da linha de chegada. Apesar da aproximação do pelotão a cerca de 20 km do fim, o grupo que estava na dianteira acelerou, conseguiu aumentar a distância, mas foi alcançado a menos de 2 km do fim do trecho.

Cavendish completou o percurso de 194,5 km, entre as cidades de Limoges e Issoudun, em 4h46min43s, à frente do pelotão. Nos metros finais, ele teve a vantagem de um companheiro de equipe "puxá-lo" facilitando a sua partida no sprint. Hushovd chegou colado ao britânico e, com o resultado, mantém a camiseta verde, com 147 pontos a 141 para Cavendish.

"Foi uma chegada muito complicada, com algumas subidas e muitas curvas", analisou o britânico. "Eu tive medo de ter atacado muito cedo, mas a ajuda do meu companheiro Mark Renshaw foi fundamental."

Com a chegada do pelotão reunido, a camiseta amarela, dada ao melhor na classificação geral, foi mantida. O italiano Rinaldo Nocentini, da AG2R-La Mondiale, segue na liderança, após 39h11min04s. O campeão de 2007 Alberto Contador, da Espanha, está seis segundos atrás, com o heptacampeão Lance Armstrong ao seu encalço, com apenas dois segundos de desvantagem. Ambos são da equipe Astana.

DISPUTA 'LANCE X CONTADOR' PODE CUSTAR O TÍTULO
O heptacampeão Lance Armstrong está tendo uma disputa diferente da usual em busca do octacampeonato. Isto porque seu maior rival está dentro da própria equipe, a Astana, o espanhol Alberto Contador, campeão da prova mais tradicional do calendário ciclístico em 2007. No entanto, esta disputa interna pode gerar problemas. Para o veterano de 37 anos, campeão entre 1999 e 2005, o racha na equipe pode custar o título tanto para ele quanto para Contador.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Às antigas
A décima etapa do Tour teve uma novidade para os competidores e diretores de equipe. Este percurso, assim como será o da próxima sexta-feira, não teve uso de ponto eletrônico entre os times e seus elencos. Apesar dos protestos para evitar esta medida, a organização confirmou o teste, alegando aumentar a competitividade da prova.

Os pontos eletrônicos usados por ciclistas para falarem juntos a seus diretores tem um aspecto estratégico fundamental, além de poder ser usado para informar acidentes e demais obstáculos durante o percurso.

"Eu não pude ouvir nada. Não sabia de nada... Senti-me nu", criticou, em meio a brincadeiras, Lance Armstrong, defendendo o uso do ponto eletrônico. "Acho que se fala muito deste assunto, e não há tanta diferença."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host