UOL Esporte Ciclismo
 
09/11/2010 - 10h10

Federação torce para Contador ser inocente; UCI dá prazo para investigação

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Federação Espanhola de Ciclismo torce para Alberto Contador ser inocente das alegações de doping sofridas nas últimas semanas, relacionadas à disputa da Volta da França de 2010. O ciclista da Espanha conquistou o tricampeonato nesta edição da competição, a mais importante do calendário.

A União Ciclística Internacional (UCI) pediu nesta segunda-feira para a entidade abrir um processo disciplinar para investigar o ciclista, que foi suspenso provisoriamente desde setembro.

Um exame de Contador apontou o uso da substância clombuterol, proibida por ser um dilatador dos brônquios que ajuda a aumentar a massa muscular e a diminuir o nível de gordura. O ciclista diz que uma contaminação alimentar causou o doping.

“Espero que se resolva em favor do atleta. Eu não posso evitar, sinto esta empatia com Alberto Contador”, disse o presidente da federação Juan Carlos Castano.

A federação terá três meses para concluir is procedimentos e decidir se o caso foi intencional de doping. Contador pode pegar dois anos de suspensão das competições e tem chance até de perder seu título.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host