Topo

Após sucesso no Brasileiro, canoagem espera formar atletas no RJ

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/11/2009 15h37

Satisfeita com a organização do Campeonato Brasileiro de canoagem velocidade na Lagoa Rodrigo de Freitas, os dirigentes da modalidade pretendem tornar o Rio de Janeiro um ‘celeiro’ de atletas para o futuro e aproveitar a região carioca um local tradicional para a prática da categoria.

“Queremos trazer o povo carioca para a canoagem e aproveitar essa fantástica estrutura que encontramos aqui”, destacou João Tomasini Schwerner, presidente da Confederaçãso Brasileira de Canoagem, após o campeonato realizado no Estádio de Remo.

“Para 2010, já confirmamos a realização do Brasileiro de canoagem velocidade e pretendemos, a cada ano, tornar o Rio de Janeiro também um celeiro de novos atletas, como já acontece com Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, entre outros”, acrescentou.

Principal canoísta do esporte brasileiro, Sebastian Cuattrin (que conquistou 11 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo uma de ouro, sete de prata e três de bronze) também festejou a renovação da canoagem velocidade no país.

“Praticamente 90% dos nossos atletas atualmente são oriundo de projetos sociais, trabalho que já vem rendendo vários frutos”, destacou Cuattrin, atual técnico das equipes de base do Brasil. “Se aliarmos isso à estrutura encontrada aqui, certamente descobriremos muitos talentos”, apostou.