Topo

Brasil conquista Copa Sul-americana de canoagem slalom e vaga para Mundial

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

27/07/2009 00h24

O Brasil venceu neste domingo a Copa Sul-americana de canoagem slalom, disputada no canal artificial Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Com destaque para João Vítor Machado, a equipe verde-amarela deixou os rivais argentinos para trás e garantiu vaga para o Campeonato Mundial, em setembro, na Espanha.

Ao longo da competição, o time brasileiro somou 320 pontos, 65 a mais do que a Argentina - segunda colocada com 255. A Venezuela ficou muito mais atrás, tendo acumulado apenas 20 pontos ao longo do campeonato.

"É por meio de competições de alto nível como esta que nós conseguiremos evoluir ainda mais no esporte", comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner. "Além de canoístas experientes, também estamos incentivando a nova geração de atletas brasileiros", acrescentou.

O destaque da competição em Foz do Iguaçu foi o paranaense João Vítor Machado, que surpreendeu na prova K1 masculino (caiaque individual). Ele derrotou Gustavo Selbach, 20 vezes campeão brasileiro. "Estou muito feliz, pois aprendo muito com ele e consegui vencê-lo", destacou.

João Vítor, de quebra, garantiu uma vaga para o país na disputa do Mundial de La Seu d'Urgell, entre 8 e 13 de setembro, na Espanha. Além dele e de outra embarcação do K1, o país ganhou o direito de disputar o campeonato com dois caiaques individuais feminino e as provas de canoa individual e duplas para homens.