UOL Esporte Lutas
 
25/11/2006 - 20h28

Brasileira Duda Yankovich conquista título mundial de boxe

Bruno Freitas
Em São Paulo
A sérvia radicada no Brasil Duda Yankovich se tornou, neste sábado, a primeira brasileira campeã do mundo de boxe. A lutadora superou a colombiana Darys Pardo, por decisão unânime dos árbitros após combate realizado na capital paulista e levou o título inédito.

Maurício Marconi/Divulgação
Duda Yankovich comemora com a bandeira do Brasil o inédito título mundial de boxe
Além de Duda, apenas quatro boxeadores, todos homens, haviam obtido tal conquista para o boxe brasileiro, que recentemente viu a aposentadoria de seu principal nome, o baiano Acelino "Popó" Freitas.

Um dos boxeadores a conquistar o título mundial para o Brasil é coincidentemente Miguel de Oliveira, atual treinador da lutadora, que dominou toda luta neste sábado, mas não conseguiu obter o nocaute -Éder Jofre e Sertão completam a lista dos campeões pelo país.

"Esta conquista fecha um ciclo em minha carreira. Fui campeão no ringue e agora fora dele. É sensacional", comemora Oliveira. "É muita emoção conquistar este título, mas ele é todo do Brasil. Agora quero apenas descansar bastante, para depois pensar na primeira defesa", completou Duda.

Após a vitória sobre a colombiana, Yankovich deve retornar aos ringues contra a inglesa Jane Couch, em data ainda não definida pela WIBA (Associação Internacional de Boxe Feminino).

O triunfo deste sábado foi o 18º na carreira da sérvia naturalizada brasileira. Antes de conquistar o título mundial, ela havia perdido também três lutas e empatado outras três, em um total de 24 lutas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host