Topo

Por que Fury x Joshua é a luta mais aguardada em mais de 20 anos no boxe

Anthony Joshua e Tyson Fury - Getty Images
Anthony Joshua e Tyson Fury Imagem: Getty Images

Leandro Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 04h00

O mundo do boxe tem aguardado por um encontro em 2021: trata-se da possibilidade da luta entre Anthony Joshua e Tyson Fury. Os campeões mundiais dos pesos-pesados vêm negociando um possível duelo ainda neste ano.

Este, porém, não seria um encontro qualquer. Isso porque a luta poderia definir um campeão unificado (ou indiscutível) da categoria pela primeira vez em mais de 20 anos.

O que é um campeão unificado?

O campeão unificado de boxe é o lutador que detém simultaneamente os principais títulos da modalidade — atualmente, eles são os cinturões da AMB (Associação Mundial de Boxe), CMB (Conselho Mundial de Boxe), IBF (Federação Internacional de Boxe) e OMB (Organização Mundial de Boxe).

O último peso-pesado a se tornar campeão unificado de boxe foi Lennox Lewis, de 1999 a 2000. Naquela época, porém, o título da OMB ainda não era necessário para contemplar a marca — ele só entrou para a lista em 2007 e, desde então, nenhum lutador da divisão conseguiu ser campeão nas quatro organizações ao mesmo tempo.

Vale destacar que, juntos, Joshua e Fury detêm os quatro principais títulos mundiais na atualidade. O primeiro é campeão pela AMB, IBF e OMB, enquanto o segundo possui o cinturão da CMB. Tyson Fury é ainda o campeão linear dos pesos-pesados, título simbólico entregue ao lutador considerado como o melhor de sua categoria.

Com tantos títulos em jogo, é de se imaginar o tamanho da expectativa para o encontro. No último mês, circulou a notícia de que eles haviam assinado um acordo de R$ 1,5 bilhão para a realização de duas superlutas. Oficialmente, no entanto, não há nada confirmado.

Lutadores "dominam" divisão

Outro motivo para que muita gente aguarde pelo duelo é a possibilidade de ver dois dos principais pesos-pesados dos últimos tempos frente a frente. Não só por conta dos títulos, mas os números mostram o quanto os dois têm dominado a categoria.

Tyson Fury, por exemplo, nunca perdeu uma luta em sua carreira profissional. São 30 vitórias e um empate em seu cartel quase impecável. O lutador chegou a ficar quase dois anos afastado dos ringues por conta de depressão e alcoolismo, mas retornou para faturar o título mundial pela segunda vez em fevereiro de 2020 ao vencer a revanche contra Deontay Wilder — a primeira luta entre eles havia terminado empatada.

Joshua, por sua vez, não fica atrás. Em dezembro do ano passado, o inglês alcançou a 24ª vitória de sua carreira em 25 combates. A única derrota aconteceu em junho de 2019, quando ele perdeu os títulos para o americano Andy Ruiz Jr, mas retomou as conquistas com vitória sobre o algoz em dezembro daquele mesmo ano.

"Isso vai acontecer 100%"

Em meio a indefinições sobre a realização da luta, Tyson Fury animou os fãs com uma declaração recente. No último dia 13, ele declarou que há 100% de chances da luta contra Joshua acontecer.

"Disseram-me que há algumas ofertas importantes, por isso estou muito interessado e animado para finalmente ouvir quais são", disse o pugilista ao canal "Behind The Gloves". "Acho que isso vai acontecer 100%. Um milhão por cento que acontecerá. E acho que saberemos nos próximos dias, onde e quando."

Dias depois foi a vez de Joshua falar sobre o assunto e também se mostrar bastante animado.

"Ele [Fury] quer a luta, sem dúvida, Eu também, e mais do que eu e ele, todo o público quer. Lanço a minha bola de cristal e digo que vai acontecer este ano, 100%. Fim de julho, início de agosto", destacou à ITV.