Topo

Ator que viveu Tim Maia será Maguila no cinema e terá de perder 25 kg

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 09h22

O ator Babu Santana foi escolhido para viver Maguila no cinema, em um filme que contará toda a trajetória do ex-pugilista. Famoso por ter interpretado Tim Maia no filme que leva o nome do saudoso cantor, ele agora precisará se readaptar totalmente na parte física para encarnar o carismático peso pesado nas telas, em uma cinebiografia prevista para ser lançada até 2016.

“Estamos acertando os últimos detalhes, mas de fato eu terei esta honra de representar outra grande figura, o Maguila”, disse Babu Santana, ao UOL Esporte.

O projeto será dirigido por Clóvis Bueno e Josmar Bueno Junior, profissional de cinema e de TV que sempre acompanhou a carreira do sergipano. Seu pai, Josmar Bueno, era amigo próximo de Maguila e a equipe está em contato constante com o lutador e sua família, já em fase de produção das primeiras fases do filme.

Josmar explicou que Babu Santana terá de cortar cerca de 25 kg, muitos deles fruto do processo que passou para viver Tim Maia, e ainda terá de trocar gordura por músculos, para viver a fase mais forte de Maguila sobre o ringue.

Sobre a escolha, ele afirmou que foi uma ideia antiga. “Já tínhamos pensado na hipótese antes de rolar Tim Maia. Faz um tempo eu liguei pra ele, e o cara pirou! Ele se mostrou apaixonado verdadeiramente pelo projeto e pelo Maguila. Almoçamos juntos e aí rolaram várias coincidências bacanas da história dele em relação ao Maguila e, pra ajudar, ele conhece o Clóvis Bueno, que vai dirigir o filme, e o Clóvis aprovou na hora”, afirmou Josmar.

Clóvis Bueno é mais famoso como diretor de arte, mas gostou tanto do projeto que aceitou ser diretor da cinebiografia.

A ideia é que o filme tenha em sua maior parte uma ficção contando a trajetória de Maguila – a exemplo do que se vê em "2 Filhos de Francisco", sobre Zezé Di Camargo e Luciano. Maguila tem sido acompanhado atualmente para outra parte do material.

O ex-pugilista segue com a saúde em estado delicado. Ele está internado há mais de cinco meses no hospital geriátrico Dom Pedro II, em São Paulo, tendo como principal problema a dificuldade de deglutição, fruto de sua batalha contra o mal de Alzheimer. A situação não o permite voltar à sua casa, mas sua mulher, Irani Pinheiro, chegou a improvisar equipamentos de boxe para ele se exercitar e tentar evoluir no quadro.