UOL Esporte Beisebol
 
24/10/2007 - 07h30

Boston joga por título e para sepultar "Maldição do Bambino"

Ricardo Zanei
Em São Paulo
A "World Series", final da MLB, vale mais do que o título para o Boston Red Sox. A decisão contra o Colorado Rockies serve para sepultar de vez a "Maldição do Bambino", espécie de praga que deixou o sobrenatural e ganhou tom de realidade a partir do longínquo ano de 1920.

AFP
Babe Ruth em foto de 1920, ano em que chegou aos Yankees e iniciou a 'Maldição'
NOVATO X FAVORITO NA FINAL
QUEM SERÁ O CAMPEÃO DE 2007?
A história, na verdade, começou antes, em 1914, quando o Boston contratou um jovem promissor que disputava as ligas menores em Baltimore. Então com 19 anos, ele atendia pelo nome de George Herman Ruth Jr., mas se tornaria o lendário Babe Ruth.

Seis temporadas e três títulos depois, o dono do Red Sox, Harry Frazee, continuava a se encontrar com o amigo Jacob Ruppert, proprietário de uma equipe pouco temida, o New York Yankees. Em meio de muito papo e alguns drinks, uma negociação. E foi assim que o time de Nova York contratou o tal Herman.

Começava, então, uma das mais bem sucedidas uniões entre um time e um jogador. Em 15 anos, foram quatro títulos (1923, 1927, 1928 e 1932), o surgimento do Yankee Stadium (casa que Herman efetivamente ajudou a construir) e o nascimento de uma das maiores rivalidades do país. E, claro, Herman havia deixado de ser apenas um atleta e se tornado Babe Ruth, tido até hoje como lenda.

Inconformada pela perda de um dos maiores ícones do esporte, a torcida do Boston passou a acreditar na "Maldição do Bambino" (apelido de Babe Ruth). A história diz que o jogador havia rogado uma praga contra sua ex-equipe. E ela explicaria tudo de ruim que viria por acontecer.

Coincidência ou não, depois da saída de Babe Ruth, o Red Sox, então com cinco títulos da liga, caiu em desgraça. Voltou à final da MLB quatro vezes, 1946, 1967, 1975 e 1986, mas perdeu todas em sete partidas. A culpa, claro, era do "Bambino".

DUELOS DA "WORLD SERIES"
Jogo 124/10Boston x Colorado
Jogo 225/10Boston x Colorado
Jogo 327/10Colorado x Boston
Jogo 428/10Colorado x Boston
Jogo 5*29/10Colorado x Boston
Jogo 6*31/10Boston x Colorado
Jogo 7*1º/11Boston x Colorado
*se necessários
O jejum durou longos 86 anos. O sofrimento só terminou em 2004, de forma dramática. Na final da Liga Americana, o arqui-rival Yankees vencia por 3 a 0, mas levou a virada. Na "World Series", "varreu" o St. Louis Cardinals por 4 a 0 para, finalmente, voltar a comemorar um título.

A conquista foi celebrada como o fim da "Maldição". A partir desta quarta, às 22h (horário de Brasília), contra os Rockies, começa a final da temporada em melhor-de-sete jogos. Uma nova vitória do místico Boston decreta o fim definitivo da praga, que os mais supersticiosos ainda acreditam que ronda a equipe. Mas uma derrota pode fazer com que o fantasma de Babe Ruth volte a passear pelo inconsciente da torcida e, pior, pelas bases do Fenway Park.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host