Topo

Astro do beisebol é pego no doping e suspenso por 80 jogos nos EUA

Paul Sancya/AP
Imagem: Paul Sancya/AP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 18h20

Após ser pego em exame antidoping, o astro Robinson Cano foi suspenso por 80 partidas na Major League Baseball (MLB). A Liga anunciou a pena nesta terça-feira (15), e o jogador do Seattle Mariners só pode voltar a jogar daqui a três meses, perdendo quase metade da temporada.

A suspensão é imediata, mas Cano já perderia os próximos jogos por conta de uma lesão. Ele levou uma bolada na mão no último domingo (13) e sofreu fratura, de modo que estaria de molho por algumas semanas sendo punido pelo doping ou não.

O jogador dominicano se defende dizendo que a substância lhe foi dada por um médico da República Dominicana durante tratamento de uma doença. “Embora eu não tenha percebido que era um medicamento proibido na época, agora obviamente gostaria de nunca a ter tomado”, alega.

Robinson Cano foi flagrado com furosemida, um diurético proibido pelo acordo antidoping da MLB. A substância tem diversos usos, mas é ilegal em competições esportivas porque pode mascarar o uso de outras substâncias, como anabolizantes e moduladores de metabolismo. Sua suspensão é um baque para os Mariners, que disputam uma vaga bastante concorrida nos playoffs.