Topo

Time de beisebol é acusado de usar relógio digital para espionar rivais

Eduardo Nunez, jogador do Boston Red Sox - Winslow Townson/AP
Eduardo Nunez, jogador do Boston Red Sox Imagem: Winslow Townson/AP

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 18h44

O time norte-americano de beisebol Boston Red Sox está sendo investigado pela Major League Baseball (MLB) por espionar os sinais de mão das equipes adversárias, que indicam como o próximo arremesso será efetuado, usando um relógio digital que reproduz vídeos. O uso ilícito da tecnologia pode gerar uma punição.

Os Red Sox foram denunciados pelo rival New York Yankees há duas semanas, após uma série de três partidas entre as equipes. O que chamou a atenção da MLB foi um vídeo de um membro da comissão técnica do time de Boston olhando para seu relógio e logo em seguida passando informações para seus jogadores.

Uma investigação concluiu que a comissão dos Red Sox estava recebendo vídeos enviados por funcionários responsáveis pelos replays nas transmissões de TV. Segundo a liga, esse procedimento ilegal vem acontecendo há "várias semanas".

O time de Boston respondeu dizendo que os Yankees utilizam uma câmera de sua rede de televisão "exclusivamente para espionar sinais de mão" durante os jogos. Ainda não está claro se os Red Sox serão punidos ou se uma investigação mais detalhada será pedida.