Topo

Saiba por que estádio japonês que recebeu Madonna teve casas dentro; veja

Estádio de Osaka no fim da década de 1990, pouco antes de ser demolido - Reprodução/Twitter
Estádio de Osaka no fim da década de 1990, pouco antes de ser demolido Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

05/03/2016 06h00

A imagem acima causa estranheza. Por que raios há casas e não um campo dentro do estádio? Embora o cenário não exista mais, a imagem é real e o lugar pôde ser visitado durante algum tempo. Na verdade, quanto mais gente fosse lá, mais feliz ficava o dono do estádio, que transformou o palco esportivo em uma exposição de casas.

O estádio inaugurado em 1950 ficava em Osaka, no Japão, e era um dos mais importantes do país. Era a casa do Nankai Hawks, time de beisebol, até 1988. Os mais de 30 mil assentos também faziam dele um bom palco para shows. Madonna iniciou sua primeira turnê mundial ali, em 1987. No mesmo ano, Michael Jackson fez três shows com lotação máxima por lá.

Em 1988, no entanto, o Nankai Hawks trocou de proprietário e de cidade, mudando-se para Fukuoka. O estádio, então, passou a ser explorado por uma construtora que vendia casas no estilo ocidental. Para impressionar possíveis clientes, essa empresa construiu um “bairro modelo” dentro do estádio.

Quem quisesse conhecer mais detalhes dos imóveis podia ir ao estádio, percorrer diferentes casas e sentir como seria viver em uma delas. O cenário, obviamente, chamou muita atenção. As imagens dessa combinação improvável rodaram o mundo.

Em 1998, no entanto, tudo desapareceu: estádio e casas foram demolidos, dando lugar a um moderno complexo comercial com escritórios, restaurantes e lojas. Mas a antiga imagem ainda faz sucesso.