UOL Esporte Basquete
 
10/11/2009 - 09h12

Lenda da NBA, Abdul-Jabbar passa por tratamento contra leucemia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • AP

    Kareem Abdul-Jabbar tranquilizou seus fãs quanto à recuperação

O lendário jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar está sendo tratado contra uma forma rara de leucemia. O norte-americano sofre com a doença e, segundo a agência AP, afirmou que seu prognóstico para ser curado integralmente é muito encorajador.

Maior cestinha da história da NBA, Abdul-Jabbar está com 62 anos. O diagnóstico foi dado no último mês de dezembro, indicando que ele sofre de leucemia mielóide crônica.

Segundo o próprio jogador, os médicos lhe disseram que as chances de recuperação sem ter de tomar medidas drásticas são "muito boas". Atualmente, ele toma apenas remédios contra a doença, via oral.

O norte-americano explicou que procurou médicos depois de perceber que estava sofrendo com suores constantes. Ele veio a público falar sobre a leucemia para ajudar na prevenção do que é chamado de câncer no sangue.

"Eu fiquei com medo. A primeira coisa que perguntei foi: eu vou superar?", contou. "Geralmente sou muito reservado, mas uma pessoa como eu tem a incumbência de fazer o alerta às outras", explicou Abdul-Jabbar.

Nos Estados Unidos, a expectativa é de que existam, apenas neste ano, cinco mil casos de leucemia mielóide crônica. Cerca de 22 mil já sofrem com o problema.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host