UOL Esporte Basquete
 
30/09/2009 - 07h00

Marcel volta ao basquete em 2010 com nova equipe de Barueri

Rubens Lisboa
Em São Paulo
Após três anos afastado do basquete, o ex-jogador Marcel de Souza, campeão dos Jogos Pan-Americanos com a seleção brasileira em Indianápolis-1987 e campeão mundial de clubes com o Sírio em 1979, está prestes a voltar a trabalhar como técnico à frente de um novo projeto organizado pela secretaria de esportes de Barueri.

MARCEL CANTA O "FUNK DO BASKETERO"

Da mesma forma em que monta uma parceria com o técnico José Roberto Guimarães para o lançamento de uma equipe de vôlei, a cidade de Barueri planeja iniciar um time adulto de basquete já em 2010 por meio de competições inferiores, antes de entrar para a série principal do Campeonato Paulista e o Novo Basquete Brasil (NBB).

"Fui fazer uma clínica em Barueri, conversei com o José Calil (secretário de esportes da cidade) e eles estão com um projeto para no ano que vem para disputar o Torneio Novo Milênio, para então tentar classificar para o Paulista e disputar o NBB", explica Marcel.

MARCEL ESTÁ DE VOLTA

Marcel treinou cinco equipes masculinas de basquete na carreira
Nome: Marcel Ponickwar de Souza

Idade: 52 anos

Jogou por : Corinthians (SP), Bradley University (EUA), Jundiaí (SP), Sírio (SP), Monte Líbano (SP), Corinthians (RS), Fabriano (ITA), Caserta (ITA) e Palmeiras (SP)

Treinou: Jundiaí (SP), no feminino. Guaru (SP), Pinheiros (SP), Barueri (SP), São Bernardo (SP) e Jundiaí (SP), no masculino.

Principais conquistas: 3º lugar no Mundial Filipinas-1978; medalha de ouro no Pan de Indianápolis-1987; campeão mundial de clubes em 1979, com o Sírio.
A criação da nova equipe é confirmada pelo secretário José Calil, que espera acertar detalhes burocráticos para poder dar início ao projeto de ter um time que não custe caro para disputar o Torneio Novo Milênio, organizado pela Federação Paulista de Basquete.

"A ideia é fazer um time barato, colocar na competição e tentar captar patrocínio. Vamos montar o time no começo do ano com jogadores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil de salário. O Marcel também vem por um salário bem inferior porque é dinheiro da prefeitura e eu não tenho como justificar o Marcel pelo que ele vale, mas pelo que a gente pode", explica José Calil, um dos idealizadores do projeto.

O ex-jogador esteve novamente em evidência no ano passado, quando a seleção brasileira foi eliminada do Pré-Olímpico Mundial e amargou a terceira edição seguida fora dos Jogos Olímpicos, o que motivou Marcel a criar e gravar o "Funk do Basketero" como forma de protesto.

Marcel, que trabalha atualmente como médico, treinou cinco equipes masculinas na carreira, o Guaru, Pinheiros, Banco Bandeirantes/Barueri, Databasket/São Bernardo e o Tahitian Noni/Jundiaí, que disputou em 2006 a extinta Nossa Liga de Basquete (NLB). Ele também trabalhou com a equipe feminina de Jundiaí.

O ex-jogador da seleção brasileira está tranquilo quanto à existência do projeto e espera apenas pelo aval da prefeitura de Barueri para começar a trabalhar com a nova equipe. "Estrutura eles têm, não precisa de coordenador, nada disso. Para mim está tudo certo, agora só falta o Barueri. Para janeiro eu já estou firme", afirma Marcel.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host