UOL Esporte Basquete
 
25/06/2009 - 23h49

Blake Griffin é a primeira escolha do draft; Ricky Rubio fica em 5º

Das agências internacionais
Em Nova York (EUA)
Assim como a maioria dos prognósticos vinham prevendo, o ala-pivô Blake Griffin foi a primeira escolha do draft de 2009 da NBA. O agora ex-jogador da Universidade de Oklahoma foi escolhido pelo Los Angeles Clippers no evento realizado no ginásio Madison Square Garden, casa do New York Knicks.

ESCOLHAS DA 1ª RODADA DO DRAFT
Cr�dito
Confirmando as expectativas, Blake Griffin foi a primeira escolha do draft deste ano
1) ClippersBlake Griffin
2) GrizzliesHasheem Thabeet
3) ThunderJames Harden
4) KingsTyreke Evans
5) WolvesRicky Rubio
6) WolvesJonny Flynn
7) WarriorsStephen Curry
8) KnicksJordan Hill
9) RaptorsDeMar DeRozan
10) BucksBrandon Jennings
11) NetsTerrence Williams
12) BobcatsGerald Henderson
13) PacersTyler Hansbrough
14) SunsEarl Clark
15) PistonsAustin Daye
16) BullsJames Johnson
17) SixersJrue Holiday
18) WolvesTy Lawson
19) HawksJeff Teague
20) JazzEric Maynor
21) HornetsDarren Collison
22) BlazersVictor Claver
23) KingsOmri Casspi
24) MavericksB.J. Mullens
25) ThunderRodrigue Beaubois
26) BullsTaj Gibson
27) GrizzliesDeMarre Carroll
28) WolvesWayne Ellington
29) LakersToney Douglas
30) CavaliersChristian Eyenga
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
PÁGINA ESPECIAL DA NBA
Aos 20 anos, ele atuou apenas uma temporada no basquete universitário, onde teve médias de 22,7 pontos e 14,4 rebotes por partida na última edição do NCAA. Ele também foi escolhido como o melhor jogador do torneio, liderando as estatísticas de pontos e rebotes pelo time de Oklahoma.

Apesar da idade, ele é considerado pelos analistas como um dos jogadores mais completos a ser draftado nos últimos anos. O técnico dos Clippers, Mike Dunleavy, já tinha pedido a escolha dele para iniciar a próxima temporada da NBA. "Foi uma unanimidade em toda a equipe o nome dele. Acreditamos que conseguimos um grande jogador e que pode nos dar muitas alegrias", afirmou o treinador.

Mesmo indo para um time de pouca expressão da liga norte-americana, Griffin disse não estar preocupado com isso. "Não fico pensando no passado dos Clippers, penso apenas no futuro e podemos reconstruir a equipe. Estou pronto para trabalhar duro e é apenas isso que interessa", afirmou ala-pivô logo após ser escolhido.

"Agora tenho apenas de pensar em fazer bem as coisas e, desde o começo, demonstrar todo o potencial que tenho como um jogador que pode ajudar a equipe", completou Blake Griffin em sua primeira entrevista como jogador da franquia de Los Angeles.

A segunda escolha do evento também não foi surpresa. O pivô tanzaniano Hasheem Thabeet, de 22 anos, que atuou pela universidade de Connecticut, foi a escolha do Memphis Grizzlies. Já a terceira e quartas escolhas desse draft foram de jogadores 'antecipados'. O ala-armador James Harden (ex-Universidade do Arizona) foi para o Oklahoma City Thunder, enquanto Sacramento Kings ficou com o também ala-armador Tyreke Evans, que jogou na última temporada pela Universidade de Memphis.

Enquanto todos esperavam que ele fosse a terceira escolha do evento, o armador espanhol Ricky Rubio ficou 'apenas' com a quinta colocação do draft desse ano. O jogador de 18 anos, que estava no DKV Joventut da cidade espanhola de Badalona, foi a escolha do Minnesota Timberwolves, se tornando o segundo espanhol mais bem colocado da história do draft da NBA, atrás apenas de Pau Gasol, o terceiro em 2001.

"Estou muito empolgado em jogar na NBA", disse o jovem, ainda arranhando no inglês. "Estou pensando apenas em jogar, nem que sejam poucos minutos, nesse começo. Essa é minha paixão e quero jogar basquete. Se me derem a chance de alguns minutos, vou aproveitar", seguiu o armador, que joga profissionalmente desde os 14 anos.

Mas agora, Rubio tem outro desafio. Negociar com o clube espanhol sua multa de 4,75 milhões de euros para que ele seja liberado para atuar na NBA já na próxima temporada. "Agora é que vou saber o que vai acontecer. Tenho de conversar com o time, ver o que eles querem, e se for necessário, vou pagar a multa. Estamos próximos de um acordo com o Joventut, então vamos ver o que vai acontecer nos dias seguintes", completou.

Agora, fica a expectativa sobre possíveis trocas que devem acontecer nos próximos dias (ou horas) para definir onde cada um dos novatos atuará na temporada 2009/10 da NBA. Até mesmo Ricky Rubio pode parar em outra equipe, pois a sexta escolha também foi dos Wolves e eles ficaram com Jonny Flynn, que atua na mesma posição do espanhol.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host