UOL Esporte Basquete
 
15/06/2009 - 10h49

Título dos Lakers consagra trajetória de Phil Jackson e Kobe Bryant

Do UOL Esporte
Em São Paulo
DESTAQUES DO TÍTULO DOS LAKERS
AFP PHOTO / Emmanuel Dunand
MVP das finais, Kobe levou seu quarto título, o primeiro sem a "sombra" de O'Neal
Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Jackson chegou ao seu 10º título como técnico da NBA, superando Red Auerbach
EFE/Antonio Martón Guirado
Pau Gasol tornou-se o primeiro espanhol a ganhar um título da Liga norte-americana
FESTA E CONFUSÃO EM LOS ANGELES
RELEMBRE A CAMPANHA DOS LAKERS
BRYANT É ELEITO MVP DAS FINAIS
MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
A vitória sobre o Orlando Magic no último domingo por 99 a 86 deu o título da NBA ao Los Angeles Lakers e consagrou a dupla Kobe Bryant e Phil Jackson. Enquanto o MVP das finais conseguiu seu primeiro anel de campeão sem a sombra de Shaquille O'Neal, o treinador estabeleceu-se como maior vencedor da história da Liga norte-americana após levar o 10º título (seis pelo Chicago Bulls e quatro pelo Lakers), superando a lenda Red Auerbach.

"Phil e eu temos o mesmo propósito", afirmou Bryant, que já teve suas desavenças com o técnico em temporadas passadas e foi criticado por Jackson em um livro publicado após os três títulos (2002 a 2004) com os Lakers. Superadas as desavenças, hoje a relação dos dois não poderia ser melhor. "Não posso imaginar olhar para o banco e não vê-lo me dirigindo. Com ele aprendi a refletir, a ver as coisas da perspectiva de equipe e isso me fez crescer como jogador", disse o ala-armador que anotou 30 pontos, agarrou seis rebotes e distribuiu cinco assistências na última partida.

Guiado pelo auto-controle e filosofia oriental, o técnico "zen" tem um currículo de sucesso em comandar grandes estrelas rumo ao título. Depois de vencer seis vezes ao lado de Michael Jordan com o Chicago Bulls, Jackson venceria outras três vezes com os Lakers durante a turbulenta parceria de O'Neal e Kobe.

O 10º título conquistado neste último domingo colocou o técnico dos Lakers na condição de maior vencedor da NBA, superando o lendário treinador Red Auerbach, que marcou a história do Boston Celtics nos anos 50 e 60. "Eu vou fumar um cigarro esta noite em homenagem a Red", declarou o comandante, em referência ao técnico morto em 2006.

Um ano após serem derrotados pelos rivais Celtics nas finais, os Lakers conseguiram se recuperar e nesta temporada tiveram a segunda melhor campanha da Liga, atrás apenas dos Cavaliers de LeBron James. "Toda a equipe fez um trabalho excepcional, melhoramos na defesa, rebotes e principalmente em experiência e sacrifício", destacou Bryant. "Tenho que admitir que a derrota para os Celtics no ano passado foi frustrante porque estávamos convencidos de que poderíamos ganhar o título. Agora toda essa sensação ficou para trás e tudo o que quero é celebrar plenamente com meus companheiros e minha família o anel de campeão", confessou o atleta que acumula quatro campeonatos na NBA.

Outro que colocou seu nome na história foi o pivô Pau Gasol. Primeiro espanhol a vencer um título da NBA, o jogador foi decisivo ao lado de Bryant nos playoffs e na última partida anotou mais um double-double com 14 pontos e 15 rebotes. "Penso no trabalho de muitos anos em nível de equipe, no tempo do Memphis onde não fui muito bem e me custava aceitar essa situação", lembrou o pivô que coloca como próxima meta vencer o europeu com a seleção da Espanha.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host