UOL Esporte Basquete
 
18/06/2008 - 01h22

Paul Pierce é eleito o melhor jogador das finais

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Astro do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant ganhou o prêmio de melhor atleta da temporada regular. Nas finais, porém, a consagração coube ao ala Paul Pierce, que liderou o Boston Celtics de volta ao posto de campeão da NBA.

AP
Pierce entra para galeria histórica de ídolos dos Celtics com título e a eleição de MVP
CAMPEÕES CELTICS HUMILHAM RIVAIS
TIME DE BOSTON SUPERA LESÕES
VEJA MAIS IMAGENS DA CONQUISTA
Pierce foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da decisão da liga, encerrada nesta terça com um acachapante triunfo por 131 a 92 por parte dos Celtics. A série contra os Lakers foi vencida por 4 a 2.

O sexto e derradeiro jogo não apresentou a melhor atuação do ala no confronto. Ele terminou com 17 pontos, dez assistências e três rebotes, em 38 minutos. Mas suas participações prévias, especialmente nos primeiro e quarto jogos, foram cruciais para o fim de um jejum de 22 anos para a equipe de verde.

"Foi irreal, vindo da temporada passada que vivemos. Sei que não tivemos muitos anos bons, mas vocês ficaram comigo aqui. Somos campeões", afirmou Pierce aos torcedores, ainda em quadra, após receber o troféu.

Os Celtics venceram apenas 24 partidas em 2006-2007 e passaram por uma drástica reformulação com a chegada de dois astros. Kevin Garnett e Ray Allen combinaram com Pierce e protagonizaram uma grande virada. Também formaram um novo "Big 3" na cidade - lendária, a primeira versão foi formada por Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish nos anos 80.

"Sabia que ia ter grandes jogadores ao meu lado e que não precisaria ajustar muito meu jogo. Sabia que eles eram ótimos, que eu teria apenas de diminuir meus arremessos e me sacrificar um pouco", completou Pierce, que agora entra na lista dos grandes nomes da histórica franquia.

Nesta terça, Garnett foi quem mais brilhou pelos anfitriões, com 26 pontos e 14 rebotes, em um desempenho para atropelar o espanhol Pau Gasol. Constantemente apontado como um atleta que falha em decisões, o ala-pivô deu muitas razões para que as críticas sejam colocadas em dúvida. Apenas no primeiro tempo ele somou 17 pontos e seis rebotes.

Mas seria injusto falar em apenas um destaque nos Celtics. O armador Rajon Rondo, com seu tino defensivo, Allen, com seus arremessos de longa distância, e os reservas James Posey e Eddie House, com muita energia, também causaram muitos problemas para os rivais.

Pelos Lakers, Kobe Bryant se despediu com 22 pontos, com um péssimo aproveitamento nos arremessos (31,8%), seguindo um padrão no duelo. Gasol somou apenas 11 pontos e oito rebotes e cometeu cinco erros.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host