UOL Esporte Basquete
 
31/05/2008 - 09h28

Final da NBA reúne seus dois times mais vencedores

Giancarlo Giampietro
Em São Paulo
Nos segundos finais da vitória sobre o San Antonio Spurs, os torcedores dos Lakers gritaram em Los Angeles que queriam Boston na final da NBA. Pois são os Celtics que eles vão ter. O maior clássico da liga vai decidir a temporada 2007-2008.

RIVALIDADE ATÉ NO VIDEOGAME
Crédito
Há 20 anos, o duelo virou até mesmo título de videogame (foto acima). Entre os atuais protagonistas, o desgosto pela versão dos Celtics de Bird era fator unificante.

"Eu odiava aqueles idiotas, não os suportava. Bird, McHale e Ainge? Ainge era como uma pequena peste", disse Kobe Bryant, sobre o atual vice-presidente do Boston. "Mas, quando você envelhece, começa a entender que era um basquete maravilhoso. Como um garoto, não gostava deles. Depois você entende a beleza do jogo e a rivalidade que existia e passa a respeitar."

Já Paul Pierce, curiosamente um dos maiores ídolos do Boston hoje, repetiu o termo "odiar". "Eu assistia a muitos jogos deles pela TV. Odiava os Celtics."
LAKERS SÃO FREGUESES HISTÓRICOS
JACKSON QUER RECORDE DE CELTIC
VEJA A TABELA DAS FINAIS DA LIGA
Os Celtics eliminaram, nesta sexta-feira, o Detroit Pistons e chegaram à disputa do título para reencontrar a franquia californiana. Esse confronto não valia uma decisão desde 1987, nos tempos áureos da rivalidade entre o "showtime" de Magic Johnson e o basquete determinado de Larry Bird.

Lakers e Celtics são os times que têm mais aparições em finais da liga (29 e 20, respectivamente) na história. São também os mais vencedores, com 16 títulos para Boston e 14 para Los Angeles.

As duas equipes se classificaram como primeiros cabeças-de-chave de cada conferência, algo que não acontecia desde 1988.

O fato criou uma grande expectativa para que chegassem à decisão - e também despertou teorias da conspiração de que a liga faria de tudo para reunir as franquias.

"De algum modo, a rivalidade se alimenta sozinha, como uma profecia. A mídia já se envolveu no assunto apesar de minha recusa em dar qualquer elemento a respeito", afirmou o comissário David Stern, antes dos playoffs.

Com ou sem conspiração, Celtics e Lakers avançaram. Enquanto o duelo não se inicia, no dia 5 de junho, o momento é de nostalgia. E elementos não faltam para recordação.

Quando a NBA celebrou 50 anos de existência em 1996, uma lista com os 50 melhores atletas de sua história foi elaborada, e as franquias foram predominantes.

Nove dos selecionados defenderam os Lakers - Kareem Abdul-Jabbar, George Mikan, Elgin Baylor, Jerry West, Wilt Chamberlain, Magic Johnson, James Worthy, Shaquille O'Neal e Karl Malone.

Outros 13 vestiram a camisa dos Celtics - Bob Cousy, Bill Russell, Sam Jones, Bill Sharman, John Havlicek, Dave Cowens, Dave Bing, Pete Maravich, Larry Bird, Kevin McHale, Robert Parish, Nate Archibald e Bill Walton.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host