UOL Esporte Basquete
 
18/01/2008 - 16h52

Espanhol é o novo técnico da seleção masculina

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O espanhol Juan Manuel "Moncho" Monsalve Fernandez é o novo técnico da seleção masculina de basquete. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Gerasime Bozikis, o Grego. A apresentação do treinador está marcada para o mês de fevereiro.

Divulgação/FEB
Veterano Moncho Monsalve assume missão de conduzir seleção de volta às Olimpíadas
ESPANHOL: FALTA CONCENTRAÇÃO
LEIA SOBRE DERROTA EM LAS VEGAS
O desafio do técnico, que assume o cargo após o afastamento de Lula Ferreira, é liderar uma talentosa geração, reconhecida internacionalmente em seus clubes, aos Jogos de Pequim. Para isso, o time vai precisar assegurar uma das três vagas em disputa no Pré-Olímpico Mundial de Atenas, em julho.

"O Moncho vem dirigir a equipe do Brasil com o objetivo único de nos classificar para a Olimpíada. Depois, quando chegarmos em Pequim, iremos buscar uma medalha olímpica", afirmou Grego. A seleção não participa do evento desde Atlanta-1996.

Moncho, de 63 anos, faz parte do Gabinete Técnico da Federação Espanhola. Começou a carreira como jogador na década de 60, ganhou muitos títulos com o Real Madrid e participou de 82 jogos oficiais pela seleção espanhola até se retirar das quadras precocemente aos 26 anos, devido a uma lesão. Em 1972, iniciou sua trajetória como treinador, no Mataró.

FICHA TÉCNICA
Nome: Juan Manuel "Moncho" Monsalve Fernandez
Nascimento: 01/01/1945, em San Sebastián (Espanha)
Clubes: Mataro/Barcelona (ESP), San José Badalona (ESP), Náutico Teneriffe (ESP), Vevey Basket (SUI), Barcelona (ESP), Lebole Mestre (ITA), Caja Ronda/Málaga (ESP), Mônaco (FRA), O.A.R. Ferrol (ESP), Teneriffe (ESP), grupo IFA / Barcelona (ESP), Cai Zaragoza (ESP), Murcia (ESP), Cantabria Lobos (ESP) e o time feminino do Costa Naranja Godella (Valencia/ESP)
Seleções: Marrocos (Sub-21), Tunísia, Espanha "B" e Suíça
De lá pra cá, comandou times como Náutico Teneriffe, Zaragoza, Cajá Málaga e Teneriffe, entre outros. Moncho teve a oportunidade de dirigir o brasileiro Oscar Schimdt, em 1978, no Castilla Valladolid, e, recentemente, Marcelinho Machado, no Cantabria Lobos, ambas equipes da Espanha.

O técnico, porém, nunca trabalhou seleções de alto escalão. Nessa seara, sua experiência se resume aos times de República Dominicana, Marrocos, Tunísia, Suíça e a seleção espanhola "B" nos últimos anos.

"Apesar do Pré-Olímpico ter equipes importantes, com respeito, generosidade e confiança, além do talento do time, podemos formar um grupo capaz de garantir a vaga em Pequim", disse o treinador. "Acredito que Grécia, Croácia, Eslovênia e Alemanha são os adversários mais fortes por sua qualidade e experiência em competições internacionais. Também é possível que alguma outra seleção possa surpreender."

Além das quatro equipes européias apontadas pelo espanhol, o Brasil concorre com Canadá, Porto Rico, Cabo Verde, Camarões, Coréia do Sul, Líbano e Nova Zelândia, entre os dias 14 e 20 de julho.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host