UOL Esporte Basquete

13/08/2007 - 13h58

Murilo acerta com potência do basquete europeu por 3 anos

Giancarlo Giampietro
Em São Paulo
A atuação dominante do pivô Murilo, 24, no Pan-Americano do Rio de Janeiro rendeu ao brasileiro um contrato de três anos com uma das potências da Euroliga, o Maccabi Tel Aviv-ISR.

Folha Imagem
Murilo foi um dos destaques da campanha que rendeu ouro nos Jogos Pan-Americanos
Murilo teve médias de 15,2 pontos, 7,4 rebotes, 1,2 roubo e 0,8 toco e ótimos aproveitamentos de 69% nos arremessos de quadra e 89% nos lances livres, em cinco jogos. Se a ausência dos pivôs Anderson Varejão e Rafael "Baby" Araújo no Pré-Olímpico de Las Vegas for confirmada, o atleta pode ter papel de destaque ao lado de Nenê e Tiago Splitter.

Em um primeiro momento, de adaptação, o pivô será emprestado para outra equipe israelense, pela qual disputará a liga do país. Este é um procedimento normalmente usado pelo Maccabi, assim como fazem os times espanhóis e italianos.

Nesta temporada, além do ouro no Pan, Murilo ganhou o título do Campeonato Paulista por Franca e vice na Liga Sul-Americana e no Campeonato Nacional.

Será a primeira passagem do jogador por um clube do exterior, depois de construir uma carreira sólida em Bauru, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, e, por último, Franca. A negociação confirma a tendência do país de exportador de mão-de-obra do basquete nacional.

A seleção deve jogar o Pré-Olímpico, a partir do dia 22 de agosto, com apenas três atletas em atividade no país - o ala-armador Alex e os armadores Valtinho e Nezinho. Deste trio, Alex é outro que pode sair a qualquer momento, enquanto Valtinho está sem clube após o fechamento do Uberlândia e Nezinho briga por uma vaga com o ala Marcus Vinícius Toledo.

Os brasileiros estão espalhados pelo mundo. Leandrinho (Phoenix Suns), Marquinhos (New Orleans Hornets) e Nenê (Denver Nuggets) são os representantes da NBA. Guilherme Giovannoni defeende o Virtus Bologna, vice-campeão italiano. Tiago Splitter (TAU Cerámica), Marcelinho Huertas (Bilbao) e Marcus Vinícius (Lleida) jogam na Espanha. E Marcelinho Machado (Zalgiris Kaunas) e JP Batista (Lietuvos Rytas) defenderam os dois maiores times da Lituânia.

Atual campeão israelense, o Maccabi Tel Aviv conquistou a Euroliga nas temporadas de 2003-2004 e 2004-2005.
Hospedagem: UOL Host