UOL Esporte Basquete

21/09/2006 - 14h58

França volta a bater tchecas e disputa o 5º lugar com a Lituânia

Giancarlo Giampietro e Vicente Toledo Jr.*
Em São Paulo
A França voltou a vencer a República Tcheca e se classificou para a disputa do quinto lugar no Campeonato Mundial feminino de basquete. Em uma partida decidida na prorrogação, as francesas ganharam das atuais campeãs européias, nesta quinta-feira, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, por 79 a 78 (69 x 69 no tempo normal).

Com o resultado, a França repetiu o resultado da primeira fase, quando as seleções se enfrentaram em Barueri. Agora, a equipe enfrentará a Lituânia, que se classificou com vitória sobre a Espanha por 80 a 71, na decisão do quinto lugar, que acontece às 17h30 desta sexta-feira, no Ibirapuera. Pouco antes, às 15h15, Lituânia e República Tcheca jogam pela sétima colocação.

As tchecas, eliminadas pelo Brasil nas quartas-de-final ao perderem por 24 pontos de diferença, tentam apenas o sétimo lugar, depois de entrarem no campeonato credenciadas entre as favoritas.

A partida só foi decidida nos instantes finais da prorrogação. A República Tcheca tinha um ponto de vantagem, mas uma boa infiltração de Gruda colocou a França na frente. Como ela recebeu falta, converteu o lance livre extra e deixou seu time liderando o placar com 79 a 77.

No ataque final, as tchecas foram confusas, e Machová arriscou um arremesso desequilibrado. Mesmo assim, as campeãs européias conseguiram o rebote com Klimesová, que sofreu falta. Nos dois lances livres, entretanto, ela só converteu o segundo, o que valeu a vitória francesa por 79 a 78.

A cestinha da vitória francesa foi a armadora Gruda, que marcou 15 pontos, pegou três rebotes e fez duas assistências. Pelas tchecas, que foram bem superiores nos rebotes (37 a 26), a pivô Kulichova conseguiu um "double-double" (dois dígitos em dois quesitos), com 15 pontos e 14 rebotes. A cestinha foi Machová, com 18 pontos.

Na classificação da Lituânia, o destaque foi a pivô Streimikyte, com 23 pontos e 13 pontos. Pela Espanha, que foi uma das algozes do Brasil na primeira fase, a melhor foi a ala Valdemoro, a cestinha, com 28 pontos, sete rebotes e três assistências.

* atualizada às 19h30

Leia mais

Hospedagem: UOL Host