! Jazz aposenta camisa 32 e faz estátua de 5 metros para Malone - 23/03/2006 - UOL Esporte - Basquete
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/03/2006 - 23h28
Jazz aposenta camisa 32 e faz estátua de 5 metros para Malone

Das agências internacionais
Em Salt Lake City (EUA)

A temida camisa 32 do Jazz foi aposentada nesta quinta-feira, em Utah, em homenagem a Karl Malone. Uma estátua de cinco metros do atleta também foi inaugurada em frente ao Delta Center, ginásio onde o pivô jogou a maior parte se sua carreira, iniciada em 1985.

Reuters
Karl Malone, à direita, de preto, ficou pequeno ao lado da estátua feita em sua homenagem
Malone, hoje com 42 anos, jogou 19 temporadas na NBA, sendo 18 no Utah Jazz. Fez 36.928 pontos em toda a sua carreira, e carregou o apelido de "Carteiro" por suas assistências dadas em quadra. O pivô chegou a três finais, duas com o Jazz e uma com o Lakers, mas nunca levou o troféu.

Ele liderou o time de Utah para as finais em 1997 e 98, mas teve o azar de cruzar justamente com o Bulls, de Jordan e Pippen. Ele ainda chegou a mais uma decisão, pelos Lakers em 2003, mas perdeu para o Pistons.

A falta de títulos na NBA, porém, não impediu Karl Malone de entrar no seleto grupo dos 50 maiores nomes da NBA em todos os tempos.

Ao lado do armador John Stockton, formou uma das maiores duplas da história do basquete. "Fui abençoado de jogar ao lado do maior pivô de todos", disse Stockton.

O pivô foi escolhido ainda como o melhor jogador da NBA em 1997 e 1998 e fez parte do primeiro e histórico "Time dos Sonhos" que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Quatro anos mais tarde, em Atlanta, foi bicampeão olímpico.

Em novembro de 2003, ainda encontrou forças para se tornar o mais velho jogador a conseguir um "triple-double", quando o atleta faz mais de dez pontos, assistências e ainda pega mais de dez rebotes em uma partida.

"Estou aqui apenas para dizer obrigado", falou. "Não é apenas o meu dia. É um dia para a NBA, para o Jazz, Utah e para qualquer fã da NBA. Estou muito orgulhoso de fazer parte disso", completou o pivô, visivelmente emocionado.

"Esta é uma pessoa extraordinária que está entre os cinqüenta melhores jogadores da história da NBA e provavelmente o pivô mais forte", disse David Stern, dirigente da NBA.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias