! Lakers mandam Shaquille O'Neal para o Miami Heat - 14/07/2004 - UOL Esporte - Basquete

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  14/07/2004 - 16h49
Lakers mandam Shaquille O'Neal para o Miami Heat

Da Redação
Em São Paulo

O superpivô Shaquille O'Neal ganhou uma casa nova. Nesta quarta-feira foi oficializada a troca entre Los Angeles Lakers e Miami Heat, que manda o jogador para a Costa Leste dos Estados Unidos. Depois de nove anos na Califórnia, Shaq volta à Flórida, onde começou sua carreira na NBA, no Orlando Magic, em 1992.

AFP/Arquivo 
O superpivô Shaquille O´Neal, que acertou sua ida para o Miami Heat
O negócio envolve também os alas Lamar Odom, Caron Butler e Brian Grant, além de uma escolha em drafts futuros, que vão para os Lakers. No final da última temporada, após a derrota nas finais da NBA para o Detroit Pistons, o pivô pediu para ser trocado. O motivo era sua relação ruim com Kobe Bryant, o outro astro de Los Angeles.

Aos 32 anos, O'Neal acaba de fazer uma das piores temporadas de sua carreira. Ele teve média de 21,5 pontos por jogo, o mais baixo desde que foi "draftado" pelo Orlando em 92. O superpivô também perdeu 15 jogos, se recuperando de uma cirurgia no pé e afastado por contusões. Ele também foi acusado por Bryant de se apresentar sempre gordo no começo da temporada. Com isso, o pivô só recupera sua boa forma no início dos playoffs.

Apesar disso, ainda é uma força no garrafão e considerado pela maioria como o jogador mais dominante da NBA atualmente. Nas finais, contra os Pistons, Shaq foi o jogador mais marcado dos Lakers e mesmo assim era a melhor arma de ataque da equipe. Ele já atuou em 11 Jogos das Estrelas e suas médias em 12 temporadas como profissional são de 27,1 pontos, 12,1 rebotes e 2,6 tocos.

Além disso, foi o melhor jogador da temporada 1999/2000 e foi o MVP (jogador mais valioso) das finais em 2000 e 2001, quando os Lakers conquistaram o título. Com o Orlando, levou o time a uma final da NBA e é o maior reboteiro (3691) e líder em tocos (824) da história da franquia.

Em Miami, o pivô jogará ao lado do armador Dwayne Wade, uma das revelações da última temporada. O time da Flórida, porém, não era a primeira opção do gigante. O'Neal preferia jogar no Dallas Mavericks ou no Sacramento Kings. O Dallas chegou a fazer propostas, mas nenhuma agradou ao time de Los Angeles.

Os Lakers podem ter perdido Shaq, mas a troca torna mais provável que Kobe Bryant volte ao clube na próxima temporada. O ala está sem contrato e pode assinar com qualquer time da liga americana. Ele já deu sinais de que pode jogar pelo Los Angeles Clippers em 2005. Sem Shaq, com quem Kobe conquistou três títulos, mas nunca teve uma boa relação, as chances do Lakers renovarem com sua estrela aumentam.

Além disso, o time de Los Angeles conseguiu dois jogadores de futuro em Odom e Butler. O primeiro já jogou na cidade, no Clippers, e no ano passado, ao lado de Dwayne Wade, comandou uma surpreendente campanha do Miami Heat aos playoffs. O time começou com uma sequência de derrotas, mas se recuperou e terminou no quarto lugar na Conferência Leste. Buttler, décima escolha do Draft-2002, o mesmo que teve o brasileiro Nenê escolhido em sétimo lugar, passou suas primeiras temporadas com problemas de contusão, mas mostrou que pode ser um jogador consistente se conseguir ficar em quadra.

Bryan Grant, por sua vez, é um ala-pivô que nas duas últimas temporadas teve de jogar no meio do garrafão, já que o Heat não tinha nenhum pivô em seu elenco. Apesar de ser pequeno para a posição, tem 2,06m de altura, foi um dos principais jogadores do time. Sua idade, 32 anos, e problemas no joelho, porém, colocam em dúvida se o jogador conseguirá jogar no garrafão na Conferência Oeste, que conta com pivôs maiores do no Leste.

Outro problema é uma abundância de alas no elenco do Los Angeles. Com os novos jogadores, o time fica com sete jogadores da posição. Lamar Odom, Brian Grant, Brian Cook e Luke Walton jogam como alas-pivô, no garrafão, e Caron Butler, Devean George e Rick Fox são atletas que atuam mais pelas laterais.

Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias