PUBLICIDADE
Topo

Basquete

LeBron James sobre formato da NBA: 'Deveriam demitir quem inventou essa m*'

LeBron James no jogo seis das finais da NBA - Divulgação/NBA
LeBron James no jogo seis das finais da NBA Imagem: Divulgação/NBA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/05/2021 11h52

LeBron James voltou de lesão após 40 dias fora das quadras devido um problema no tornozelo. Após a partida diante do Toronto Raptors, o ídolo do basquete disparou contra o formato 'Play-In' criado pela NBA após a pandemia de coronavírus, segundo o atleta, os responsáveis pela invenção deveriam 'ser demitidos'.

"Eles deveriam despedir aquele que inventou essa merda", disse ele.

Restam oito jogos para o final da temporada regular na NBA. Atualmente, os Lakers são os sétimos colocados da Conferência Oeste, com um empate triplo entre Mavericks e Trail Blazers, todos com 36 pontos. Caso continuem na posição em questão, farão parte do formato criticado por James.

Esta é a segunda derrota de James seguida desde que voltou de lesão. Ainda no desabafo, ele falou sobre a importância de sua recuperação, não só para ele, mas também para ajudar os companheiros em sua melhor versão.

"Eu definitivamente quero ser saudável. Não para mim, mas para a equipe. Preciso ter certeza de que meu tornozelo retorne ao estado anterior à lesão", começou por dizer James, que completou:

"Tenho que ser esperto sobre isso. No final do dia, não importa se eu estou abaixo de 100% ou perto de 100%. Não importa onde estaremos."

O que é Play In Tournament e qual é o formato?

O formato Play-In surgiu por conta da interferência que a pandemia trouxe na última temporada da NBA, impactando diretamente no número de jogos. A fim de que nenhuma equipe fosse prejudicada, a liga criou esta saída para ajudar os times chegarem aos playoffs.

No modelo tradicional, as oito equipes melhores colocadas em cada conferência se classificam para a fase final. Com o novo formato, os seis melhores seguem e os que ficam entre sétimo e décimo lugar disputam as duas vagas restantes.

Assim, o sétimo colocado enfrenta o oitavo, com o vencedor ganhando a sétima vaga para os playoffs. Já o perdedor deste confronto joga contra o vencedor do duelo entre o nono lugar e o décimo, ganhando também a última vaga.

Basquete