Topo

NBA: LaMarcus Aldridge anuncia aposentadoria após problema no coração

LaMarcus Aldridge em ação pelo Brooklyn Nets - Brooklyn Nets
LaMarcus Aldridge em ação pelo Brooklyn Nets Imagem: Brooklyn Nets

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2021 12h58

O ala-pivô LaMarcus Aldridge anunciou hoje (15), de forma repentina em suas redes sociais, sua aposentadoria da NBA. O veterano de 35 anos tinha acabado de reforçar o Brooklyn Nets, em busca de seu primeiro título na carreira.

Em comunicado, Aldridge explicou que sentiu uma irregularidade em seu batimento cardíaco durante o jogo entre Nets e Minnesota Timberwolves, disputado na última terça-feira (13). Após a partida, a sensação piorou e o veterano foi levado ao hospital na manhã seguinte. Passado o susto, o ala-pivô refletiu: "Por 15 anos, coloquei o basquete primeiro, e agora, é hora de colocar a minha saúde e família me primeiro".

"Hoje, escrevo essa carta com um coração pesado. Meu último jogo, eu joguei enquanto lidava com um batimento cardíaco irregular. Mais tarde naquela noite, meu ritmo ficou ainda pior o que me preocupou ainda mais.

Na manhã seguinte, eu disse ao time o que estava acontecendo e eles foram ótimos me levando ao hospital e me fazendo ser checado. Apesar de estar melhor agora, o que eu senti com o meu coração naquela noite ainda foi umas das coisas mais assustadoras que experienciei.

Tendo dito isso, eu tomei uma decisão difícil de me aposentar da NBA. Por 15 anos, eu coloquei o basquete primeiro, e agora, é hora de colocar minha saúde e família primeiro.

Sou grato por tudo que esse jogo me deu: as grandes memórias, incluindo os altos e baixos, as amizades que fiz e que vou manter para sempre. Eu agradeço Portland por draftarem um garoto magro do Texas e darem uma chance para ele. A cidade de Portland me deu alguns anos inesquecíveis.

Eles sempre vão seguir no meu coração. Eu quero agradecer ao (San Antonio) Spurs por me deixarem entrar para a família e me darem cinco anos divertidos. Por fim mas não por último, eu quero agradecer Brooklyn (Nets). Vocês me quiseram por mim. Em um jogo que está mudando muito, vocês me pediram para chegar e apenas fazer o que eu faço, o que foi bom de ouvir. Perdão não ter durado muito, mas eu definitivamente me diverti sendo parte desse grupo especial.

Você nunca sabe quando algo vai chegar ao fim, então tenha a certeira que está aproveitando diariamente. Eu posso sinceramente dizer que fiz isso", escreveu o jogador.

Aldridge foi escolhito pelo Portland Trail Blazers no Draft da temporada 2006-2007. O ala-pivô jogou nove temporadas pela franquia, até chegar ao San Antonio Spurs, onde disputou mais cinco. No período, Aldridge foi eleito sete vezes All-Star.

Em março, o veterano deixou San Antonio para se juntar ao Brooklyn Nets de Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden. O ala-pivô fez apenas cinco jogos pelo time, com média de 12,8 pontos. No total, Aldridge se aposenta com médias de 19,4 pontos, 8,2 rebotes, e 2 assistências por partida.