Topo

LeBron critica abordagem policial em ato pró-Trump: 'Duas Américas'

Lebron James critica contra ato pró-Trump - Reprodução/Instagram
Lebron James critica contra ato pró-Trump Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/01/2021 10h15

Ontem, o astro da NBA, LeBron James, usou suas redes sociais para se manifestar sobre o que aconteceu no Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos, na última quarta-feira. LeBron se mostrou muito revoltado com o ocorrido e desabafou: "DO YOU UNDERSTAND NOW???!!" (Vocês entendem agora?)

Em uma publicação divulgada em sua conta oficial do Instagram, LeBron escreveu: "VOCÊS ENTENDEM AGORA? Eu sei a resposta para isso. Se você ainda não entendeu, não importa o que aconteça, você não será julgado como louco, acorrentado, espancado, enforcado e baleado até a morte por conta de sua cor de pele. Vivemos em duas AMERIKKKAS e isso esteve presente na nossa capacidade total de viver diretamente ontem na capital da capital de nossa nação ???. #RezoPorDiasMelhoresParaMeuPovo ?"

A manifestação pró-Trump que aconteceu no Capitólio nesta semana foi predominantemente feita por manifestantes brancos contrários à eleição de Joe Biden para o cargo de presidente dos Estados Unidos. Por isso, LeBron fez questão de mencionar em seu texto "ameriKKKas", fazendo referência ao grupo supremacista branco Ku Klux Klan.

O ala do Lakers sempre se posiciona contra atos racistas e a violência policial contra negros. Na temporada passada da NBA, fez campanha para que a população e, principalmente, para que os negros votassem nas eleições presidenciais - o voto nos EUA não é obrigatório. A intenção do atleta era que o presidente Donald Trump não fosse reeleito.