Topo

LeBron James é eleito atleta do ano pela revista Time: Maior de sua geração

LeBron James, do Los Angeles Lakers, usa a camisa pedindo que as pessoas votem antes da partida Miami Heat, pela NBA - Sam Greenwood/Getty Images
LeBron James, do Los Angeles Lakers, usa a camisa pedindo que as pessoas votem antes da partida Miami Heat, pela NBA Imagem: Sam Greenwood/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/12/2020 11h43Atualizada em 10/12/2020 12h09

O astro da NBA LeBron James, do Los Angeles Lakers, foi eleito o atleta do ano pela revista americana Time. O atleta teve destaque na temporada após liderar protestos antirracistas e campanhas de incentivo ao voto nos Estados Unidos.

O texto da revista destaca um desses momentos de liderança ativista de LeBron. Em junho ele comandou uma videoconferência com mais de 20 atletas, artistas, profissionais e políticos para discutir o que eles poderiam fazer pelos que manifestavam nas ruas dos EUA por vidas negras.

"O momento exigia um movimento, e LeBron James, o maior jogador de basquete de sua geração - sem dúvida de qualquer geração - e um dos homens negros mais proeminentes do mundo, lideraria o caminho", escreveu o Time.

No dia 23 daquele mesmo mês, a estrela do basquete lançou a organização sem fins lucrativos chamada "More Than a Vote", com o único objetivo de levar mais pessoas às urnas.

A publicação americana também fez o anúncio nas redes sociais:

Outros atletas e pessoas comuns que passaram pela vida do jogador falaram à reportagem sobre o que pensam da personalidade e do caráter dele.

"Ele não é apenas o melhor jogador, mas também tem a voz mais poderosa"
Naomi Osaka, campeã de tênis

"Quando você tem alguém da estatura de LeBron definindo o tom, fica muito mais fácil para todos embarcarem"
Sue Bird, 11 vezes estrela da NBA feminina

"Ele abriu portas que eu nunca pensei que seriam abertas para mim"
LaTasha Clark, enfermeira auxiliada por LeBron