PUBLICIDADE
Topo

Basquete

Los Angeles Lakers vence Miami Heat e é campeão da NBA pela 17ª vez

LeBron James e Anthony Davis, campeões da NBA na temporada 2019-20 - Divulgação/NBA
LeBron James e Anthony Davis, campeões da NBA na temporada 2019-20 Imagem: Divulgação/NBA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2020 23h01

O Los Angeles Lakers superou hoje (11) o Miami Heat por 106 a 93 no sexto jogo da série final e se sagrou campeão da NBA. Este foi o 17º título conquistado pela franquia californiana na história da liga, o primeiro de LeBron James e Anthony Davis com a camisa roxa e dourada. Com a conquista, o time empatou com o Boston Celtics como os maiores vencedores da história da NBA.

Essa foi a primeira conquista do time de Los Angeles na era LeBron James. O super astro do basquetebol mundial chegou para ser a estrela da equipe no ano passado. Ainda sem Anthony Davis como companheiro e sofrendo com lesões, não conseguiu levar o time para a pós-temporada. Hoje, LeBron James foi consagrado MVP das finais pela quarta vez na carreira, único a atingir o feito.

Um ano depois, com uma nova comissão técnica e com o elenco reforçado, o time fez a segunda melhor campanha da liga na temporada regular, superou Portland Trail Blazers, Houston Rockets e Denver Nuggets nos playoffs antes de derrotar por 4 jogos a 2 o Miami Heat, de Jimmy Butler e das sensações Bam Adebayo e Tyler Herro, em seis jogos finais.

Foram 8 anos de fora dos playoffs e exatamente 10 anos sem uma conquista, quando o Los Angeles Lakers superou o Boston Celtics. Agora, LeBron James levanta pela quarta vez o Troféu Larry O'Brien por três franquias diferentes: Miami Heat (duas vezes), Cleveland Cavaliers e agora Los Angeles Lakers.

O JOGO

Logo nos dois primeiros ataques do jogo, tanto Lakers quanto Heat pontuaram. Se neste primeiro momento as equipes pareciam com o mesmo ritmo e com a mesma efetividade, esse panorama foi se alterando com o passar do primeiro quarto, que terminou 28 a 20 para o time de Los Angeles. Mesmo com três arremessos de três pontos acertados, o Heat viu LeBron e Davis combinarem para 17 pontos já nos primeiros 12 minutos.

O quarto seguinte foi ainda mais avassalador: com Lakers apertando a marcação e contando com LeBron James, Anthony Davis e com o coadjuvante, mas experiente, Rajon Rondo no setor ofensivo, a diferença subiu dos oito pontos para 28 pontos. O fim do segundo quarto marcou 64 a 36.

Nos dois últimos períodos, bastou administrar o excelente resultado criado nos quartos anteriores. No final do terceiro quarto, o Lakers vencia por 31 pontos e LeBron já flertava com o triplo-duplo. O quarto seguinte concretizou o desempenho espetacular: 28 pontos, 14 rebotes e 10 assistências para LeBron, 19 pontos e 15 rebotes para Davis e 19 pontos para Rajon Rondo, 106 a 93, e Lakers campeão na bolha da Disney.

Basquete