Topo

NBA confirma retomada dos jogos a partir de amanhã

"Vidas Negras Importam" está estampado no chão dos ginásios que os times da NBA estão jogando - Kevin C. Cox/Getty Images
"Vidas Negras Importam" está estampado no chão dos ginásios que os times da NBA estão jogando Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 13h47

A organização da NBA, maior liga de basquete dos EUA, confirmou que a competição será retomada a partir de amanhã. A informação foi divulgada por meio de um comunicado.

Paralisada por conta de protestos dos jogadores contra o racismo e a ação policial que baleou Jacob Blake, a liga chegou a um consenso com os atletas após uma reunião realizada ontem.

No texto (leia abaixo), a diretora executiva da NBPA (Associação Nacional de Jogadores de Basquete), Michele Roberts, e o comissário da NBA, Adam Silver, estabeleceram alguns compromissos que serão firmados para dar continuidade ao campeonato.

Entre as mudanças, estão a criação de uma "coalizão de justiça social" para discutir uma série de questões, como, por exemplo, a reforma da polícia norte-americana.

Leia o comunicado da NBA:

"Tivemos uma conversa franca, apaixonada e produtiva ontem entre jogadores da NBA, treinadores e dirigentes de times sobre os próximos passos para promover nossos esforços coletivos e ações em apoio à justiça social e igualdade racial. Entre outras coisas, os participantes incluíram jogadores e representantes de times de todos os 13 times em Orlando. Todas as partes concordaram em retomar os jogos do playoff da NBA no sábado, 29 de agosto, com o entendimento de que a liga junto com os jogadores trabalharão para cumprir os seguintes compromissos:

  1. A NBA e seus jogadores concordaram em estabelecer imediatamente uma coalizão de justiça social, com representantes de jogadores, treinadores e dirigentes, que se concentrará em uma ampla gama de questões, incluindo aumento do acesso à votação, promoção do engajamento cívico e defesa de uma reforma significativa da polícia e da justiça criminal.
  2. Em todas as cidades onde a franquia da liga possui e controla a propriedade da arena, os dirigentes das equipes continuarão a trabalhar com os funcionários das eleições locais para converter a instalação em um local de votação para as eleições gerais de 2020 para permitir uma opção de voto pessoal seguro para comunidades vulneráveis ao covid. Se o prazo tiver expirado, os dirigentes de equipe trabalharão com os oficiais eleitorais locais para encontrar outro uso relacionado às eleições para as instalações, incluindo, mas não se limitando, ao registro de eleitores e painéis de recebimento de votos.
  3. A liga trabalhará com os jogadores e nossos parceiros de rede para criar e incluir anúncios em cada jogo do playoff da NBA, dedicados a promover um maior engajamento cívico nas eleições nacionais e locais e aumentar a conscientização sobre o acesso e as oportunidades dos eleitores.

Esses compromissos seguem meses de estreita colaboração em torno do projeto de um ambiente seguro e saudável para reiniciar a temporada da NBA, fornecendo uma plataforma para promover a justiça social, bem como a criação de uma Fundação NBA focada no empoderamento econômico da comunidade negra.

Estamos ansiosos para a retomada dos playoffs e continuar a trabalhar juntos - em Orlando e em todos os mercados de equipes da NBA - para pressionar por mudanças significativas e sustentáveis."