Topo

LeBron procura Obama para ouvir conselhos sobre protestos, diz jornalista

LeBron James, do Los Angeles Lakers, cobre o rosto antes de treino - Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images
LeBron James, do Los Angeles Lakers, cobre o rosto antes de treino Imagem: Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 20h22

LeBron James procurou o ex-presidente norte-americano Barack Obama para pedir conselhos sobre os próximos passos do boicote iniciado pelos atletas na última quarta-feira (26) e que causou o adiamento de seis jogos dos playoffs da NBA. O astro do Los Angeles Lakers é um dos jogadores mais ativos durante os protestos na liga.

Segundo o jornalista Shams Charania, do The Athletic, Obama aconselhou os atletas a aceitarem a retomada da reta final da temporada como forma de usar a exposição das partidas para seguirem na luta contra a violência policial contra negros e em busca da igualdade racial nos Estados Unidos.

Para o político, o esforço seria necessário para manter o apelo contra o racismo existente nos EUA.

A matéria publicada por Charania diz que Obama aconselhou LeBron, Chris Paul e outros atletas em uma videoconferência realizada após a reunião da última quarta.

Enquanto Obama atua a favor dos protestos, o atual presidente Donald Trump desdenhou do movimento e alegou que os jogadores foram uma "organização política".

De acordo com jornalistas influentes na NBA, uma reunião online foi realizada entre os atletas na mesma quarta e os jogadores de Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers defenderam o fim precoce da temporada.

A NBA e a NBPA (Associação Nacional de Jogadores de Basquete) entraram em um acordo para a retomada dos playoffs a partir deste sábado. Entre as mudanças, estão a criação de uma "coalizão de justiça social" para discutir uma série de questões, como, por exemplo, a reforma da polícia norte-americana.

A liga está paralisada desde terça-feira por conta de protestos dos jogadores contra o racismo e a ação policial que baleou Jacob Blake, no último domingo no estado de Wisconsin.