Topo

Comissário da NBA divulga carta apoiando jogadores e pede diálogo

"Apoio de todo o coração os jogadores da NBA e da WNBA e seu compromisso em lançar uma luz sobre questões importantes de justiça social", disse Silver - STREETER LECKA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
"Apoio de todo o coração os jogadores da NBA e da WNBA e seu compromisso em lançar uma luz sobre questões importantes de justiça social", disse Silver Imagem: STREETER LECKA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 11h58

Adam Silver, comissário da NBA (maior liga de basquete dos EUA), divulgou uma carta para os membros da competição em relação aos atos ocorridos nos últimos dias por parte dos jogadores, que paralisaram o torneio em protesto contra o racismo e o crime cometido contra Jacob Blake, homem negro que foi baleado nas costas em uma ação policial.

Obtida pelo site The Athletic, a mensagem de Silver cita "tempos desafiadores" e mostra o apoio do comissário pelo compromisso dos atletas em "lançar uma luz sobre questões importantes da justiça social".

No texto, o comissário ainda elogiou a conversa que acabou na decisão de os times voltarem a jogar os playoffs da competição nos próximos dias.

Por fim, ele deixou o espaço aberto para quem quiser trocar ideias a respeito do tema.

Leia o texto de Adam Silver:

"Ouvi falar de vários de vocês diretamente e entendo a dor, a raiva e a frustração que tantos de nós estamos sentindo neste momento. Estes são tempos incrivelmente desafiadores, especialmente para aqueles de vocês que estão em nossas instalações em Orlando e Bradenton, longe de sua família e amigos.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que apoio de todo o coração os jogadores da NBA e da WNBA e seu compromisso em lançar uma luz sobre questões importantes de justiça social. Embora eu não ande na mesma pele que homens e mulheres negros, posso ver o trauma e o medo que a violência de raça causa e como ela amplia o doloroso legado de desigualdade racial que persiste em nosso país.

Ontem tivemos uma conversa franca e produtiva com jogadores da NBA, treinadores e líderes de times sobre os próximos passos para promover nossos esforços e ações coletivas em apoio à justiça social e igualdade racial. A discussão girou em torno de como podemos colaborar melhor para abordar uma ampla gama de questões, incluindo o aumento do acesso ao voto, promoção do engajamento cívico e defesa da reforma da polícia e da justiça criminal. Estaremos finalizando os detalhes iniciais e poderemos compartilhar mais detalhes antes de uma declaração ao público marcada para hoje.

Eu entendo que alguns de vocês acham que a liga deveria fazer mais. Eu ouço vocês - e saiba que estou focado em garantir que nós, como uma liga, estejamos efetuando mudanças reais tanto dentro da nossa organização quanto nas comunidades em todo o país. Por meio dos esforços de nossa força-tarefa de justiça social interna e dos compromissos que assumimos, incluindo a formação da primeira Fundação NBA para criar maior empoderamento econômico na comunidade negra, nos dedicamos a impulsionar a mudança sustentável que há muito tempo deveria acontecer.

Estamos aqui para ouvir e encorajo vocês a serem os mais abertos e honestos possível. Se haver dúvidas, preocupações ou ideias, não hesitem em entrar em contato comigo, Mark Tatum, Oris Stuart ou com o parceiro de negócios de RH. Estamos sempre aqui para apoiá-los"