Topo

Técnico da NBA se emociona com caso Jacob Blake e critica racismo e polícia

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 08h54Atualizada em 26/08/2020 10h05

O técnico do Los Angeles Clippers, Doc Rivers, se emocionou ao falar de Jacob Blake, um americano negro que levou sete tiros nas costas durante uma abordagem policial em Kenosha, no estado de Wisconsin (EUA).

"Somos nós que estamos sendo mortos. Somos nós que estamos levando tiro. Somos nós que não podemos viver em certas comunidades. Nós fomos enforcados. Nós fomos baleados. Tudo o que você faz é continuar ouvindo sobre o medo", protestou Rivers ontem, após a vitória do Clippers sobre o Dallas Mavericks pelos playoffs da NBA.

O advogado Benjamin Crump, que defende a família de Blake, afirmou que os três filhos da vítima estavam dentro do carro quando ele foi baleado.

Nas imagens, ele aparece se afastando dos policiais. Quando ele abre a porta do carro, um policial agarra sua camiseta e começa a atirar várias vezes. É possível ouvir sete disparos no vídeo. O caso gerou novos protestos nos EUA. Ontem, duas pessoas morreram em manifestações em Kenosha, no Wisconsin, cidade onde Blake foi baleado.

O assunto é especialmente delicado para Rivers, que encarou o racismo ao longo de sua vida.

Doc Rivers e o jogador Lou Williams, do Clippers, se ajoelham antes de partida contra o Dallas Mavericks - Kevin C. Cox/Getty Images - Kevin C. Cox/Getty Images
Doc Rivers e o jogador Lou Williams, do Clippers, se ajoelham antes de partida contra o Dallas Mavericks
Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

É incrível porque continuamos amando este país e este país não nos ama de volta
Doc Rivers

Treinador faz exigências

O técnico dos Clippers fez três exigências que ele acredita que sejam necessárias para uma mudança no modo como os negros são tratados nos Estados Unidos.

Mudança no treinamento da polícia

O treinamento tem que mudar na polícia. Os sindicatos precisam ser derrubados na força policial. Meu pai era policial. Eu acredito em bons policiais. Não estamos tentando tirar o dinheiro da polícia. Estamos tentando fazer com que eles nos protejam, assim como protegem todo mundo.

Pessoas assistindo ao vídeo

Se você assistir àquele vídeo, não precisa ser negro para ficar indignado. Você precisa ser americano e indignado. Somos nós que temos que falar com cada criança negra. Qual pai branco tem de dar ao filho uma palestra sobre ser cuidadoso se você for parado? É simplesmente ridículo. Não há cobranças. Breonna Taylor (outra negra americana morta após ação policial), nada.

Respeito à constituição americana

Nós protestamos e eles mandam guardas de choque. Eles enviam pessoas com roupas de motim. Eles [americanos anti-isolamento social] vão para Michigan com armas e estão cuspindo na polícia, e nada acontece. Tudo o que pedimos é que se cumpra a Constituição. Isso é tudo que estamos pedindo.

Protestos por Blake

O governador de Wisconsin, Tony Evers, se pronunciou sobre o que aconteceu com Jacob Blake. Em publicações no Twitter, ele citou os casos de George Floyd e Breonna Taylor para ressaltar que apoia os movimentos que buscam "justiça, equidade e responsabilidade pelas vidas negras" dos Estados Unidos.

"Embora não tenhamos todos os detalhes ainda, o que sabemos com certeza é que ele não é o primeiro homem negro ou pessoa a ser baleada, ferida ou impiedosamente morta pelas mãos de indivíduos que fazem cumprir a lei em nosso estado ou país", escreveu Evers.

"E nos opomos ao uso excessivo da força e à escalada imediata quando nos envolvemos com os negros do Wisconsin", acrescentou o governador.

Também nas redes sociais, o advogado Benjamin Crump afirmou que os três filhos de Blake estavam dentro do carro quando ele foi baleado.

"Eles viram um policial atirar em seu pai. Eles ficarão traumatizados para sempre. Não podemos permitir que os policiais violem seu dever de nos proteger. Nossos filhos merecem o melhor", escreveu.

Durante a noite de ontem, Kenosha foi cenário de protestos: manifestantes enfrentaram policiais, de acordo com imagens publicadas pelo Milwaukee Journal Sentinel. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida. A cidade declarou um toque de recolher noturno. A Divisão de Investigação Criminal do Departamento de Justiça de Wisconsin investigará este tiroteio.