Topo

Bicampeão da NBA abandona programa nos EUA em apoio a protestos

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 22h50

Kenny Smith, bicampeão da NBA e hoje comentarista da liga na TNT dos Estados Unidos, abandonou o programa "NBA on TNT" em apoio aos jogadores que decidiram boicotar as partidas de hoje da rodada dos playoffs da liga. O protesto dos atletas é contra a violência policial contra negros.

"Minha cabeça está perto de explodir com os pensamentos sobre o que está acontecendo. Eu não sei se sou a pessoa certa para dizer o que os jogadores estão sentindo, eu ainda não falei com nenhum deles. Dirigindo para cá e ao entrar no estúdio, ouvindo as pessoas conversando. E para mim, Como um home negro e um ex-jogador, eu penso que o melhor para mim é apoiar os atletas e apenas não estar aqui esta noite", disse Smith ao vivo durante o programa da TNT que analisava os acontecimentos do dia na liga.

Ao tirar o microfone, o ex-atleta, campeão pelo Houston Rockets em 1994 e 1995, afirmou que lidaria com as consequências do seu ato em outro momento, mas que não se sentia confortável com a situação.

"Eu respeito isso", disse o apresentador Ernie Johnson. Os ex-jogadores Charles Barkley e Shaquille O'Neal também estavam sentados e ficaram em silêncio.

O programa seria a abertura de uma das partidas do dia que contaria com a transmissão da emissora e que acabou mantido mesmo com a decisão da NBA em adiar os duelos Milwaukee Bucks x Orlando Magic, Oklahoma City Thunder x Houston Rockets e Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers.

Confira o vídeo completo em inglês:

Jogadores de Milwaukee Bucks, Orlando Magic, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers decidiram boicotar os jogos desta quarta-feira (26) pelos Playoffs da NBA. O boicote é um protesto dos atletas contra a violência policial conta negros nos Estados Unidos após o ataque sofrido por Jacob Blake no último domingo em Kenosha, Wisconsin —estado que abriga os Bucks.

Com a iniciativa dos atletas, inédita na história da liga, a NBA decidiu adiar as três partidas do dia. Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN norte-americana, os jogos de quinta-feira também devem ser adiados e um jogador veteranos que preferiu não se identificar afirmou que a temporada pode ser encerrada.

A realização da reta final da temporada regular da NBA e das séries dos Playoffs em uma bolha criada pela liga em Orlando, na Flórida, foi bastante criticada por muitos jogadores. Kyrie Irving, jogador do Brooklyn Nets, e o ala-armador Avery Bradley, dos Lakers, foram as principais vozes contra o retorno do basquete nos Estados Unidos. Eles entendiam que a disputa poderia tirar a atenção dos protestos por igualdade racial que tomaram as ruas do país após a morte de George Floyd ocorrida em maio, em Minneapolis.

No último domingo, Jacob Blake foi atingido por sete tiros disparados por policiais na cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin, estado onde fica os Bucks. O ataque causou uma nova onda de protestos e criticas à atuação dos oficiais, já que Blake estava desarmado, de costas e perto dos filhos quando foi alvejado. O homem segue internado, mas corre o risco de perder parte dos movimentos.

A violência policial contra negros levou à criação do movimento "Black Lives Matter" que tomou as ruas após a morte de Floyd em maio e ganhou forte apoio dos atletas da NBA. Diversas iniciativas foram tomadas pelas equipes, atletas e liga, mas o caso mais recente que vitimou Blake causou o boicote inédito dos atletas.