Topo

Jogadores, técnicos e árbitros se ajoelham durante hino na volta da NBA

Jogadores se ajoelham durante hino dos EUA antes de Utah Jazz x New Orleans Pelicans, primeiro jogo da volta da NBA - Reprodução/SporTV
Jogadores se ajoelham durante hino dos EUA antes de Utah Jazz x New Orleans Pelicans, primeiro jogo da volta da NBA Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 19h52

Os jogadores, membros das comissões técnicas e árbitros envolvidos na partida Utah Jazz x New Orleans Pelicans se ajoelharam durante a execução do hino dos Estados Unidos, em gesto contra o racismo.

A partida entre Jazz e Pelicans é a primeira da volta da NBA (liga de basquete dos Estados Unidos), que retorna a partir de hoje com todos os jogos realizados no Complexo da Disney, na Flórida. O jogo terminou com vitória do Jazz por 106 a 104.

Além de se ajoelharem, os atletas usavam uma camisa preta em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em inglês).

NBA - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

De acordo com o site da ESPN nos Estados Unidos, as duas equipes discutiam nos últimos dias a possibilidade da manifestação antes do jogo. A ideia era de um protesto conjunto, contando inclusive com treinadores.

Nas redes sociais, os Pelicans divulgaram um comunicado para explicar que o protesto faz parte de um plano a favor de medidas sociais.

"O New Orleans Pelicans apoia ideais de liberdade de expressão e o direito a protestos pacíficos. Com o Utah Jazz, nossa organização está com a NBA no apoio a nossos jogadores e treinadores. Para promover uma mudança significativa a respeito de justiça social e igualdade racial, o New Orleans Pelicans se associou com nossos jogadores e treinadores para criar uma aliança de liderança por justiça social, comprometida por discutir, ouvir, aprender e tomar medidas para que tenhamos uma mudança positiva em nossa comunidade e em nosso país", comunicou.