Topo

Pré-Olímpico de basquete masculino será jogado entre junho e julho de 2021

O pivô da seleção brasileira Anderson Varejão, durante a Copa do Mundo de Basquete na China em 2019 - VCG/VCG via Getty Images
O pivô da seleção brasileira Anderson Varejão, durante a Copa do Mundo de Basquete na China em 2019 Imagem: VCG/VCG via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 17h53

O Pré-Olímpico de basquete masculino será disputado de 29 de junho a 4 de julho de 2021. Serão quatro grupos jogando em diferentes sedes com seis seleções e apenas o campeão de cada um estará classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O sorteio realizado antes da pandemia de coronavírus foi mantido após acordo da Federação Internacional de Basquete (FIBA) e do Comitê Olímpico Internacional (COI). A disputa terminará apenas três semanas antes das Olimpíadas.

Em Belgrado, na Sérvia, irão jogar Itália, Porto Rico, Senegal, Sérvia, República Dominicana e Nova Zelândia.

Na cidade de Kaunas, na Lituânia, estarão Angola, Coreia do Sul, Eslovênia, Lituânia, Polônia e Venezuela.

Já em Slipt, na Croácia, disputarão Alemanha, Brasil, Croácia, México, Rússia e Tunísia.

E por fim, em Victória, no Canadá, jogarão Canadá, China, Grécia, Uruguai, República Tcheca e Turquia.

As seleções já classificadas para as Olimpíadas são: Argentina, Austrália, Estados Unidos, França, Irã, Nigéria, o anfitrião Japão e a Espanha, campeã da Copa do Mundo de Basquete de 2019.

No feminino, o Pré-Olímpico aconteceu em fevereiro, e teve como classificadas Austrália, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Sérvia, Porto Rico e Nigéria. O Brasil não conseguiu a classificação.