Topo

Curry volta diante de nova hierarquia e com Warriors na lanterna. E agora?

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2020 04h00

Stephen Curry está de volta. O Golden State Warriors escalou o armador para atuar por 27 minutos contra o Toronto Raptors, justamente o duelo que marca a reedição da final da temporada passada. Depois de mais de quatro meses afastada das quadras, a estrela da franquia californiana agora encontra uma NBA com outra hierarquia e diante de uma situação rara com a equipe com a qual se consagrou.

Curry disputou somente cinco jogos na temporada e testemunhou fora da quadra a troca de poderes da liga. O Golden State poderoso ficou para trás e viu dois rivais da Califórnia dominarem a Conferência Oeste.

Em quadra nesta volta, o camisa 30 anotou 23 pontos — com direito a três bolas de três —, deu 7 assistências e pegou 6 rebotes no primeiro jogo desta volta em cenário diferente e com questões a se responder.

Nova hierarquia no Oeste

LeBron Anthony Davis - Sean M. Haffey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF - Sean M. Haffey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF
Lakers de LeBron e Davis surgem como os principais candidatos do Oeste no momento
Imagem: Sean M. Haffey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF

Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers lideram o lado do Pacífico da liga e caminham como favoritos pela vaga na decisão da NBA. LeBron James e Anthony Davis, pelos Lakers, e Kawhi Leonard e Paul George, pelos Clippers, agora são os principais nomes do Oeste.

Os Warriors, em contrapartida, vivem uma temporada de reformulação e com resultados muito aquém aos apresentados nos últimos anos. Enquanto Lakers e Clippers ultrapassaram as 40 vitórias, Golden State ocupa a última colocação do Oeste e com apenas 14 triunfos em 63 partidas.

Inimigo contra o 'tank'?

Warriors Curry Lowry - Erza Shaw/AFP - Erza Shaw/AFP
Curry retornou para a parte final da temporada 2020; armador segue como principal referência dos Warriors
Imagem: Erza Shaw/AFP

O retrospecto extremamente negativo automaticamente coloca a franquia de San Francisco como uma das favoritas a ocupar as primeiras posições no recrutamento universitário no meio do ano. No sorteio a ser realizado próximo do draft, quem termina com as piores campanhas tem mais chance de abrir a escolha de novos talentos.

A chegada de Curry, contudo, pode atrapalhar este objetivo. Há uma prática nos esportes americanos conhecida como 'tank', quando as equipes tiram o pé na temporada e pouco se preocupam com os resultados negativos.

O objetivo ao pé da letra é perder para ter mais chances de adquirir uma potencial superestrela no draft seguinte. Os Warriors, nesta questão, surgem como favoritos, já que possuem a pior campanha de toda a NBA.

Com Curry recuperado da fratura na mão e bem fisicamente, esse 'tank' pode ser atrapalhado. O duelo apertado contra os Raptors, uma das forças do Leste, demonstra o tamanho do reforço do time californiano.

Conhecer o já "novo" Warriors

Curry w Wiggins - Kyle Terada/USA Today - Kyle Terada/USA Today
Curry e Wiggins: parceria nova para o camisa 30 no Golden State Warriors
Imagem: Kyle Terada/USA Today

Em uma mudança de estratégia durante o ano, a diretoria fez uma troca surpreendente com o Minnesota Timberwolves e enviou D'Angelo Russell, que chegou como alternativa a Curry e Klay Thompson (ainda machucado), para receber Andrew Wiggins.

Nas últimas semanas, o ala-armador era a principal referência ofensiva dos Warriors e está em São Francisco para ser um coadjuvante importante para Curry e Thompson na próxima temporada. O camisa 30 vai ter algumas semanas para acelerar este entrosamento.

Ainda há algo a provar?

Curry e Durant  - Ronald Martinez/Getty Images/AFP - Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Curry e Durant juntos: apenas uma lembrança de um passado vitorioso para o torcedor dos Warriors
Imagem: Ronald Martinez/Getty Images/AFP

Há um estigma sobre Stephen Curry dentro e fora da liga. Para alguns, o armador só alcançou o tamanho que tem graças aos supertimes montados nos Warriors. Agora, a única companhia de peso da equipe campeã é Draymond Green, já que Klay Thompson segue machucado.

Sem o apoio do grupo com quem levantou três troféus de campeão, Curry caminhará "sozinho" e comandará o processo de renovação dos Warriors. Sucesso nesta adversidade fará muita gente repensar sobre o tamanho do armador em um contexto histórico de NBA.

Há uma arena bilionária a se pagar...

Chace Center - Ezra Shaw/Getty Images/AFP  - Ezra Shaw/Getty Images/AFP
Chase Center: a arena bilonária que levou os Warriors a se mudarem para San Francisco
Imagem: Ezra Shaw/Getty Images/AFP

O Chase Center, enfim, deve ter o seu protagonista em ação. Curry jogou apenas três jogos na bilionária arena dos Warriors e somente nesta reta final de temporada poderá engatar uma sequência no ginásio em São Francisco.

A presença do armador em uma temporada perdida de Golden State serve como certa recompensa para quem comprou os caros ingressos para as partidas - para o duelo contra os Raptors, o mais barato à disposição custava R$ 227.

A atuação contra a franquia canadense, especialmente com os arremessos certeiros de três, deu uma amostra de que o armador imediatamente trouxe para si a atenção perdida pela franquia na temporada.