Topo

Viúva de Kobe Bryant processa empresa dona de helicóptero, diz site

Kobe e Vanessa Bryant tiveram quatro filhas; uma delas morreu no acidente com o jogador - Getty Images
Kobe e Vanessa Bryant tiveram quatro filhas; uma delas morreu no acidente com o jogador Imagem: Getty Images

Do UOL, em Brasília

24/02/2020 15h40

A mulher do jogador de basquete Kobe Bryant, Vanessa Bryant, entrou na Justiça nos Estados Unidos contra a empresa dona do helicóptero em que ele morreu com a filha Gianna e amigos após acidente em 26 de janeiro deste ano, afirma o portal TMZ.

O processo alega que a Island Express Helicopters só podia operar sob as regras de voos visuais e as más condições do tempo no dia da queda do helicóptero com Kobe não eram condizentes com a permissão. No momento do acidente, havia muita neblina e o piloto teria perdido a noção de altitude perante o solo, diz o TMZ.

O piloto Ara George Zobayan morreu na hora junto a todos os outros oito passageiros do helicóptero.

Na ação, a defesa de Vanessa Bryant afirma que o piloto estava a cerca de 289 km/h em meio à neblina intensa num terreno íngreme antes ir ao chão em Calabasas, na Califórnia. Para os advogados, o piloto falhou ao analisar incorretamente as condições meteorológicas antes da decolagem, ao não abortar o voo diante do tempo ruim, ao não manter controle do helicóptero e ao não evitar obstáculos naturais no percurso.

O processo alega que a Island Express se engajou em meios arriscados de transporte de forma desnecessária. O documento diz ainda que Zobayan foi advertido em 2015 por violar regras mínimas de voos visuais ao voar em espaço aéreo de visibilidade reduzida, segundo o portal.

Vanessa Bryant pede recompensa por danos do terror sofrido por Kobe e Gianna momentos antes do impacto enquanto o piloto tentava tirar o helicóptero das nuvens. Há ainda menção a pedido de recompensa por danos "punitivos".

Mais pedidos foram registrados pela viúva por dano pela "perda de amor, afeição, carinho, sociedade, serviço, conforto, suporte, direito ao suporte, companheirismo, suporte moral e expectativa de suporte futuro", entre outros pontos, informa o TMZ.

Por fim, o processo também busca recompensa financeira pela falta do provedor da família e por despesas com enterro e funeral, diz.