Topo

Embiid vira vilão após polêmica e passa a ser vaiado em Filadélfia

Joel Embiid comemora durante Philadelphia Sixers x Toronto Raptors - Bill Streicher-USA TODAY Sports
Joel Embiid comemora durante Philadelphia Sixers x Toronto Raptors Imagem: Bill Streicher-USA TODAY Sports

Patrick Mesquita

Do UOL, na Filadélfia (EUA)

18/02/2020 04h00

A NBA tem seus jogadores "marrentos", que provocam, falam demais e que, normalmente, se garantem em quadra. Só que ter uma postura polêmica e não corresponder como esperado pode custar caro. E esse tem sido o recado da torcida do Philadelphia 76ers a Joel Embiid. Idolatrado em outros momentos por não fugir de polêmicas e provocar rivais, o pivô camaronês entrou na mira dos fãs por não ter sido decisivo na atual temporada e por dar declarações contra o próprio time.

A reportagem do UOL Esporte esteve no Wells Fargo Center, casa dos 76ers, e acompanhou de perto como está a agora conturbada relação entre astro e torcedores. Antes da partida contra o Los Angeles Clippers, que aconteceu na última semana na Filadélfia, Embiid foi duramente vaiado enquanto os titulares dos 76ers eram anunciados no telão. O que normalmente é motivo de festa quando uma equipe joga em casa, virou "climão".

"Vaiamos porque ele está desrespeitando a Filadélfia. Ele está enviando mensagens subliminares de que ele vai sair ou de que estamos pegando pesado ao dizer que ele não está jogando bem. As coisas não funcionam assim por aqui. Ele não está jogando bem. Cala a boca, joga e nós vamos respeitar", disse o torcedor JaRant Reims pouco tempo antes de a partida começar.

Para entender bem o desgaste na relação é preciso voltar ao fim de janeiro deste ano. Os Sixers perderam quatro jogos seguidos —incluindo uma derrota para o Atlanta Hawks, um dos piores times da liga. O fraco desempenho de um dos candidatos ao título da Conferência Leste faz com que alguns de seus atletas sejam questionados. Inclusive Embiid. O atleta é considerado um dos principais jogadores da franquia e tem média de 22,9 pontos, 11,9 rebotes e 1,4 toco nesta temporada.

A situação ficou ainda pior no dia 3 de fevereiro, após um revés diante do Miami Heat. O camaronês foi visto reclamando em quadra por não receber passes dos companheiros. Poucos dias depois, em entrevista coletiva, reclamou do esquema de jogo.

"Se eu pego ou não na bola, isso não deveria afetar nada. Ainda temos que fazer nosso trabalho, mesmo que eu não pegue na bola em alguns dias. Ainda temos que jogar duro", declarou.

Mensagem "subliminar" no Instagram

Não demorou para Embiid ser visto com desconfiança por parte da torcida. Na partida contra o Chicago Bulls, ele foi vaiado nos primeiros minutos. Já nos momentos finais do jogo, o pivô acertou uma bola de três pontos decisiva e mandou a torcida cala a boca. Como se não bastasse, o camaronês foi ao Instagram e postou uma frase usada pelo personagem Harvey Dent, o "Duas Caras, no filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

"Você morre como herói ou vive o tempo suficiente para se tornar o vilão", disparou.

A postagem, que caiu como uma bomba entre os torcedores dos 76ers, ganhou ainda mais força quando Jimmy Butler, que já defendeu a equipe e hoje atua no Miami Heat, respondeu a publicação sugerindo que o camaronês mudasse de time. "Eu conheço um lugar onde os vilões são bem-vindos", replicou Butler.

Foi o estopim para que a torcida se voltasse contra um dos principais jogadores do elenco.

Resposta em quadra

No jogo contra os Clippers, na semana passada, Embiid foi vaiado logo na apresentação dos atletas dos 76ers. E ele respondeu à altura.

Motivado pelas críticas, o camaronês não demorou para mostrar atitude em quadra e transformar as vaias em aplausos. A primeira jogada foi uma disputa no garrafão que terminou em cesta e falta. Já perto do fim do jogo, o pivô trocou empurrões com Marcus Morris, ala dos Clippers, e levou a torcida ao delírio. Como se não bastasse, ele ainda deu um toco decisivo sobre Morris já no último quarto, fazendo o Wells Fargo Center ir à loucura.

Ao todo, Embiid terminou o jogo com 26 pontos, nove rebotes e um toco. O jogador não atendeu a imprensa no vestiário e seguiu direto para as festividades do All-Star Game, que aconteceu no último fim de semana em Chicago.

Novos capítulos?

As desavenças não estão limitadas apenas entre Embiid e torcedores. Outro dos principais nomes do time, Al Horford admitiu que existem problemas a serem resolvidos no vestiário.

"Tem alguma coisa acontecendo no nosso vestiário. Nós vamos manter isso internamente", afirmou o ala-pivô no início deste mês.

O Philadelphia 76ers atualmente ocupa o quinto lugar na Conferência Leste, com 34 vitórias e 21 derrotas. A pressão da torcida sobre Embiid deve continuar na segunda metade da temporada. Resta saber qual será a postura do pivô camaronês.