Topo

MVP e choro de LeBron: o tributo dos Lakers a Kobe em 1º jogo após acidente

Do UOL, em São Paulo

01/02/2020 00h18

O Los Angeles Lakers prestou hoje diversas homenagens a Kobe Bryant e Gigi Bryant — que morreram em um acidente de helicóptero no último domingo (26) — antes da partida contra o Portland Trail Blazers, no Staples Center, pela temporada regular da NBA.

Quando as luzes foram desligadas no ginásio antes do jogo, a homenagem começou com as camisas 8 e 24 do ídolo local sendo iluminadas no alto. O cantor Usher apareceu no centro do palco cantando Amazing Grace.

A frase "Descanse em paz, Kobe e Gigi" foi exibida no telão, ainda com vídeos de grandes nomes do esporte lembrando da lenda do basquete, inclusive com o momento em que Neymar prestou um tributo a Kobe após gol marcado pelo PSG.

Enquanto gritos de "MVP" eram ouvidos pelo Staples Center lotado, o músico Ben Hong apareceu no centro da quadra tocando violoncelo enquanto vídeos de Kobe falando sobre basquete foram exibidos.

"Minha questão é sempre continuar. Você ama o processo! Os momentos agonizantes... se você ama isso, sabe que é verdadeiro. Esses momentos em que você acorda cedo e trabalha duro, fica até tarde trabalhando duro. Isso que realmente é o sonho. E eu dei minha alma para o esporte", disse Kobe em entrevista realizada após sua aposentadoria, em 2016.

Outro momento tocante foi Kobe falando da família, e da relação próxima que tinha com Gianna, com cenas dele abraçando as filhas e a mulher após ganhar mais um título da NBA e chorando durante a cerimônia em que teve suas camisas aposentadas pelo Lakers.

Na sequência, o nome de todas as nove vítimas do acidente aéreo foram honradas no ginásio e uma contagem regressiva de 24,2 segundos (o número que Kobe e Gianna usavam, respectivamente) dominou o Staples Center, que ouviu os aplausos dos fãs.

LeBron emocionado

Durante o hino nacional norte-americano, interpretado pelos Boyz II Men, LeBron James não segurou as lágrimas. O maior nome atual dos Lakers ainda pegou o microfone para falar um pouco sobre o amigo.

"Antes de começar o discurso. Quero lembrar de todas as vidas perdidas no domingo", disse o atleta, falando o nome de todos que morreram no acidente.

"Agora, eu tenho algo escrito. A primeira coisa que me vem à cabeça é que tudo é sobre família. Estamos todos aqui com o coração quebrado. Quando isso acontece o melhor coisa a fazer é se apoiar na família", disse LeBron.

"E foi isso que eu vi de todos. Todos aqui são uma família. Eu sei que em algum ponto teremos um velório para Kobe, mas eu vejo isso como uma celebração. Hoje celebramos o garoto que veio aqui com 17 anos e aposentou com 38 anos, além de ser o pai que vimos ao longo dos anos."

"Kobe é um irmão para mim. Quando entrei na liga, com 18 anos, todas as batalhas que tivemos na carreira, o que dividimos foi a vontade de ser o melhor. E estar aqui significa tudo para mim, para continuar o legado dele, e continuar a jogar basquete, que é o que amamos. Nas palavras de Kobe, 'Mamba Out' [termo que Kobe usou no jogo em que se aposentou, quando marcou 60 pontos], mas nas nossas, 'você nunca será esquecido'. Viva para sempre, irmão", concluiu LeBron.

Um outro tributo já tinha sido antecipado horas antes do confronto: cada pessoa que conseguiu ingressos para o jogo se deparou com camisetas do Lakers com os números 8 e 24, os mesmos usados por Kobe Bryant durante sua carreira, em cada assento no ginásio. Cada metade da torcida recebeu uma numeração.

Os jogadores da equipe fizeram uma roda antes do início do aquecimento, todos vestindo a camisa de número 8 de Kobe por cima da jaqueta tradicional, que ainda contou com as iniciais "KB" na manga esquerda.

A NBA tinha suspendido os jogos do Lakers por cinco dias diante da morte do ídolo. Nos últimos dias, tanto o Staples Center quanto o centro de treinamentos dos Lakers em El Segundo foram palcos de homenagens dos fãs de Kobe Bryant, que tinha 41 anos.