Topo

David Stern, ex-chefão da NBA, morre aos 77 anos nos Estados Unidos

David Stern, ex-comissionário da NBA - Noam Galai/Getty Images
David Stern, ex-comissionário da NBA Imagem: Noam Galai/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/01/2020 19h01

O ex-comissário da NBA, David Stern, morreu hoje aos 77 anos após três semanas internado em um hospital dos Estados Unidos. Ele havia sofrido uma hemorragia cerebral no dia 12 de dezembro, e desde então permanecia internado em estado grave.

"Por 22 anos, tive um assento na quadra para assistir David em ação. Ele era um mentor e um querido amigo. Passamos inúmeras horas no escritório, em arenas e em aviões onde quer que o jogo nos levasse. Como todas as lendas da NBA, David tinha talentos extraordinários, mas com ele sempre foi sobre os fundamentos - preparação, atenção aos detalhes e trabalho duro", disse Adam Silver, atual comissário da NBA, em nota em que divulga a morte de Stern.

Ele continuou: "David assumiu a NBA em 1984 com a liga em uma encruzilhada. Mas, ao longo de 30 anos como comissário, ele inaugurou a moderna NBA. Ele lançou parcerias inovadoras de mídia e marketing, ativos digitais e programas de responsabilidade social que levaram o jogo a bilhões de pessoas em todo o mundo. Por causa de David, a NBA é uma marca verdadeiramente global, tornando-o não apenas um dos maiores comissários esportivos de todos os tempos, mas também um dos líderes empresariais mais influentes de sua geração."

Adam ainda emitiu suas condolências à família de David e honrou seu legado no esporte. "Todo membro da família da NBA é beneficiária da visão, generosidade e inspiração de David. Nossas condolências mais profundas vão para a esposa de David, Dianne, seus filhos, Andrew e Eric, e sua família extensa, e compartilhamos nossa tristeza com todos cuja vida foi tocada por ele", encerrou.

Stern foi comissário da principal liga de basquete americana de 1984 até 2014, quando se aposentou. Ele foi um dos responsáveis por tornar a NBA uma das ligas mais conhecidas do planeta, imprimindo mais profissionalismo na organização. Em 2014, foi incluído no Hall da Fama do Basquete.