Topo

NBA aprova mudança de regra para evitar que times percam de propósito

Futuros jogadores da NBA posam antes do draft de 2017 - Mike Stobe/Getty Images/AFP
Futuros jogadores da NBA posam antes do draft de 2017 Imagem: Mike Stobe/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/09/2017 17h36

A loteria do Draft da NBA será alterada daqui duas temporadas. Conforme publicou o site americano da ESPN, as equipes aprovaram nesta quinta-feira (28) uma mudança de regra que visa desestimular que os times percam de propósito para terem melhores chances no sorteio que define a ordem de escolhas do Draft.

Antes, o pior time da temporada tinha 25% de chances de ficar com a primeira seleção no Draft, ou seja, a oportunidade de contratar o jogador mais promissor da leva daquele ano. Os donos da 29ª, 28ª e 27ª campanhas da temporada anterior, por sua vez, tinham 19,9%, 15,6% e 11,9% de chances, respectivamente, de ser sorteados com a primeira escolha.

O sistema da loteria se aplica, de forma descendente no porcentual, até 14º pior time da temporada, aquele de melhor campanha entre os que não foram aos playoffs. Os times têm chances distintas de terminar no Top 3 ou Top 5 do Draft, mas todos os porcentuais foram alterados após a decisão desta quinta.

A partir dela, os donos das três piores campanhas da temporada terão os mesmos 14% de chance de ficar com a primeira escolha e 40% de um lugar no Top 3. Desta forma, a NBA espera que os times não entrem no processo chamado de “tanking”, durante o qual eles perdiam o máximo possível para garantir uma oportunidade maior de pegar a primeira escolha do Draft.

Tal procedimento foi adotado com afinco pelo Philadelphia 76ers nas últimas temporadas, tudo com o objetivo de estocar o elenco com jovens talentosos e montar um time forte a longo prazo.

A troca na regra era uma meta do comissário Adam Silver, que considerava a prática nociva para a economia da liga, a percepção pública sobre ela e a competitividade entre as 30 franquias. Os times aparentemente gostaram da proposta, pois 28 deles foram favoráveis à mudança – Oklahoma City Thunder se opôs, enquanto o Dallas Mavericks se absteve.

Confira uma tabela com as novas chances (antigas entre parênteses):